WhatsApp vai deixar de funcionar em celulares com ESTE sistema
Meta anunciou que alguns aparelhos não mais serão aptos ao funcionamento do Whatsapp. Veja o que se sabe
Dentro de mais alguns meses, o aplicativo WhatsApp vai deixar de funcionar em alguns modelos de celulares. Essa informação foi divulgada nesta semana, e é muito importante para que os usuários entendam quando será necessário realizar a troca do seu sistema.
De acordo com as informações oficiais, o WhatsApp deixará de funcionar a partir de 2025 em celulares que tenham o sistema KaiOS. A informação foi confirmada pela KaiOS Technologies, empresa que é responsável pela KaiOS, através de um comunicado em seu site.
“O WhatsApp anunciou o fim do seu serviço na plataforma KaiOS. Para dispositivos habilitados para KaiOS adquiridos e ativados antes de 25 de junho de 2024, se o usuário já estiver conectado no WhatsApp, o aplicativo permanecerá funcional até o início de 2025”, informou a KaiOS Technologies.
O motivo da suspensão
A empresa decidiu não informar o motivo da suspensão. O KaiOS é um sistema operacional de celulares, conhecido por ser mais básico e voltado para aparelhos mais baratos, que lembram os modelos mais populares, muito utilizados antes dos smartphones.
Vale lembrar que não é mais possível baixar o WhatsApp nesse sistema desde 25 de junho desse ano. Quem já tinha baixado o aplicativo antes dessa data, pode continuar usando normalmente. Mas vai ter que deixar de usar a partir de 2025.
De acordo com técnicos, o sistema KaiOS é muito mais limitado que os do Google ou da Apple. De todo modo, o KaiOS está presente em mais de 150 milhões de celulares em todo mundo, inclusive no Brasil.
Os celulares com esse sistema tem telas menores, teclados físicos além de contarem com bem menos memória se compararmos com as versões dos iPhones mais modernos, por exemplo.
Mesmo que a empresa não tenha apresentado um motivo para a suspensão do KaiOS, técnicos acreditam que a decisão tenha relação com a falta de possibilidades deste sistema de receber funções mais complexas e pesadas das novas versões do WhatsApp.
A saída do WhatsApp deste sistema, não significa que os celulares serão perdidos. Ainda de acordo com as informações oficiais, mesmo depois de 2025 ainda será possível usar esse sistema para acessar redes sociais como Instagram e Facebook, por exemplo.
E para quem usa Android e iOS?
Segundo as informações oficiais divulgadas pelo próprio WhatsApp, não há mudanças para as pessoas que usam celulares com sistemas Android e IOS. O aplicativo é compatível com celulares que rodam Android 5.0 ou posterior, e IOS 12 ou superior.
Mudança no teclado do Whatsapp
Recentemente, uma nova funcionalidade do WhatsApp começou a ser indicada por usuários de todo o país. Trata-se do processo de personalização do teclado do app.
Este é um procedimento simples que deve tomar apenas alguns minutos do seu tempo. Abaixo, você pode conferir um passo a passo para ver como o sistema funciona:
- Baixe o programa Gboard em seu smartphone;
- Com o app instalado, abra as Configurações do seu smartphone e role a tela para baixo até encontrar por “Gerenciamento Geral”;
- Em seguida, toque em “Lista de teclados e padrão”;
- Depois, toque no botão do Gboard para ativar o teclado;
- Vá em “Teclado padrão” e selecione a opção “Gboard”;
- Vá até o WhatsApp e selecione uma conversa;
- Toque no ícone de paleta de tinta para personalizar a ferramenta;
- Em “Meus temas”, toque no ícone de “+” para adicionar uma imagem da sua galeria;
- Selecione entre “Fotos” e “Álbuns” e toque na imagem que deseja adicionar ao fundo do teclado;
- Depois, você pode ajustar o brilho da imagem arrastando a bola vermelha para direita ou para esquerda;
- Logo depois disso, toque em “Pronto”;
- Toque em “Aplicar” para adicionar imagem ao teclado do WhatsApp;
- Se preferir mudar a cor do teclado, vá para “Tema”, toque em uma opção de cor exibida na tela.