O WABetaInfo divulgou uma série de novidades que o WhatsApp anda testando com seus beta testers do iOS, sistema operacional usado pelo iPhone. Uma das atualizações é a possibilidade de usar comunidades no aplicativo usado por empresas, o WhatsApp Business. A funcionalidade já estava sendo testada no Android desde fevereiro e chegou ao aplicativo TestFlight, para iOS, esta semana com a atualização o 23.5.0.75.
LEIA MAIS: WhatsApp faz testes para edição avançada de textos
O WhatsApp planeja adicionar um novo ponto de entrada para Comunidades nas configurações do aplicativo para empresas, em vez de remover a guia de ferramentas de negócios que foi introduzida no ano passado. Na captura de tela ao lado disponibilizada pelo WABetaInfo, é possível ver como a nova funcionalidade vai ser gerenciada.
As empresas finalmente poderão acessar a lista de todas as comunidades às quais ingressaram no passado, incluindo seus subgrupos e grupos de anúncios da comunidade. Além disso, as empresas poderão criar novas comunidades dentro desta seção, assim como outros usuários podem no aplicativo do cliente.
Na opinião do WABetaInfo, o recurso tem o potencial de transformar a forma como as empresas podem se comunicar com seus clientes no WhatsApp. Por exemplo, as empresas podem aproveitar esse recurso para coletar feedback de seus clientes criando comunidades e subgrupos dedicados. Isso pode ser especialmente útil para grandes empresas que buscam melhorar seus canais de comunicação e aumentar o envolvimento do cliente.
Correções no status usando voz
O WhatsApp já vem liberando a capacidade de postar notas de voz como atualizações de status, funcionando como uma nova opção para a função que permite postar fotos, vídeos e textos, bem similar ao Stories do Instagram. Mais recentemente, a empresa lançou a atualização do WhatsApp para iOS 23.5.75 na App Store para corrigir um problema que impedia o download de atualizações de status quando o aplicativo era fechado, que também permite que mais usuários compartilhem áudios nas atualizações de status.
Conforme mencionado no changelog oficial, agora é possível gravar uma nota de voz e compartilhá-la através do status. Para isso, basta ir para a guia Status e tocar no ícone de lápis. Depois, é preciso segurar o ícone do microfone para gravar. As notas de voz compartilhadas como atualizações de status não podem durar mais de 30 segundos e é possível encaminhar suas próprias notas de voz de conversas para o status.
Além disso, o WhatsApp ainda está lançando a capacidade de multitarefa durante uma chamada do WhatsApp sem que seu vídeo seja pausado graças ao modo picture-in-picture, anunciado na atualização do WhatsApp para iOS 23.3.77.
Criação de figurinhas direto no WhatsApp
Depois de lançar uma ferramenta de criação de adesivos que torna mais fácil para os usuários criarem adesivos diretamente no WhatsApp para iOS, o WhatsApp está lançando outro recurso que usa APIs do iOS 16. Disponível para todos os usuários através da atualização 23.5.77, é possível extrair texto diretamente de uma imagem para transformar em uma figurinha.
Para testar esse recurso, o usuário precisará abrir uma imagem que contenha texto e, finalmente, verá um novo botão que permite copiar o texto da imagem. É preciso destacar que este recurso está disponível apenas no iOS 16, pois o WhatsApp usa APIs do iOS 16 para detectar texto nas imagens. Além disso, esse recurso não é compatível com imagens de exibição única para maior privacidade.
Na descrição das novidades da atualização 23.5.77 na App Store, o aplicativo menciona a possibilidade de gravar notas de voz para compartilhar no Status. Além disso, é a mesma atualização que traz o modo picture-to-picture (PiP), que permite que o usuário faça chamadas de vídeo e usar o celular para outras tarefas ao mesmo tempo, já que o vídeo fica em uma miniatura no canto da tela.
O WhatsApp geralmente lança novos recursos lentamente, começando com um pequeno grupo de testadores beta antes de disponibilizá-los gradualmente para mais usuários ao longo do tempo. Esse foi o caso desse recurso específico, que foi lançado primeiro para testadores beta e depois disponibilizado para um pequeno número de usuários em atualizações anteriores na App Store. Por fim, o WhatsApp começou a liberar o recurso para todos graças a esta atualização.