Já está batendo na porta! A saber, a partir do próximo mês, a Meta vai liberar no Brasil, a sua assistente de Inteligência Artificial (IA) integrada ao WhatsApp.
Em linhas gerais, o robô virtual (chatbot), batizado de “IA da Meta” vai interagir com os usuários no aplicativo de mensagens, permitindo gerar imagens, criar textos e ainda responder diversas perguntas.
Inteligência Artificial não vai ficar só no WhatsApp
A Meta, detentora de aplicativos como o Instagram, Facebook e Messenger, além do WhatsApp, destacou que esses outros também terão a ferramenta de IA embutida.
Aliás, cabe mencionar que o anúncio aconteceu nesta quinta-feira (6), durante o evento global Meta Conversations, realizado em São Paulo e que contou com a participação do líder da empresa, Mark Zuckerberg, por videoconferência.
Como será na prática?
Para quem não está familiarizado, esse tipo de sistema de robôs virtuais de IA, responde a perguntas (imitando uma interação de humanos).
Além disso, nesse caso, gera imagens (inclusive realistas, no caso do WhatsApp) e pode acessar informações atualizadas a partir dos buscadores Bing e Google, de acordo com a empresa.
Ainda mais, no WhatsApp e no Messenger, o chatbot também vai aparecer como uma nova aba de conversa. No Instagram, será possível ainda fazer perguntas à IA dentro de um chat entre usuários. Para isso, o usuário terá apenas que digitar “@Meta AI” na conversa.
Já no Facebook, a IA vai aparecer também no feed, como um novo botão dentro da rede social. Na versão em inglês, essa opção de interação é chamada de “Ask Meta AI” (“Pergunte à Meta AI”).
Disponível nos EUA
Apresentada em abril, em inglês, a assistente de IA da Meta foi o maior passo da empresa, até o momento, para integrar a IA generativa, do mesmo tipo do ChatGPT, em suas redes sociais, acessadas por mais de 3 bilhões de usuários no mundo.
A IA, que já estava disponível nos Estados Unidos e em uma dúzia de países, é alimentada pelo Llama 3, modelo amplo de linguagem da empresa que é o “cérebro” “por trás da assistente.
No entanto, o lançamento no Brasil dos recursos para o WhatsApp, segundo a Meta, será gradual.
Ambição para a IA no WhatsApp
Em um telão montado no Pavilhão do Parque Ibirapuera, na capital paulista, o fundador do Facebook afirmou que seu objetivo “é construir o melhor serviço de IA do mundo”.
“Estou feliz em anunciar que vamos lançar a Meta AI em português no mês que vem, junto com vários outros idiomas. Isso significa que mais pessoas ao redor do mundo poderão fazer perguntas à assistente em qualquer um de nossos aplicativos”, detalhou Zuckerberg.