A Meta, empresa responsável pelo Facebook, Instagram e WhatsApp, sempre buscar ouvir os usuários das plataformas para trazer os melhores recursos. No mensageiro, por exemplo, a pedido de muitos a empresa pretende implementar um botão de atalho para chamadas de vídeo e áudio.
Sendo assim, em breve, usuários da versão Android do aplicativo poderão usufruir da novidade, que, no momento ainda está em fase de testes. Segundo as informações do site WABetaInfo, a funcionalidade será bem simples de usar, bastará tocar em um contato e criar um atalho para as chamadas.
O intuito com o novo recurso é facilitar a vida dos usuários que tem costume de fazer ligações de vídeos ou de voz com contatos recorrentes. Para os idosos, por exemplo, a ferramenta se faz muito útil, uma vez que não será necessário sequer abrir o app para efetuar a ligação.
O WhatsApp liberou para os seus usuários do Brasil o recurso de ‘Comunidades’. Com a nova opção, é possível reunir vários grupos em um só lugar, além de ampliar para até 1.024 o número de integrantes por grupo.
A novidade chegou no país na última quinta-feira (26) e está sendo implementada de forma gradual. Vale adiantar que cada comunidade pode ter até 50 grupos e os administradores podem enviar mensagens para até 5.000 pessoas de uma só vez.
A funcionalidade pode ser usada em uma escola, por exemplo, onde a instituição fosse a comunidade e cada turma um grupo específico. Desse modo, o usuário poderá adicionar até 50 grupos a uma comunidade. Cada comunidade pode abrigar até 5 mil pessoas.
Veja como criar uma comunidade no WhatsApp:
Usuários do WhatsApp podem enviar arquivos de mídia, como fotos e vídeos, com visualização única pelo aplicativo. Desse modo, quando o destinatário abrir a mensagem não poderá vê-la novamente.
Na prática, na aba para o envio de mensagens de mídia, o usuário deve apertar no botão com o número “1”, antes de enviar a mensagem. Desse modo, o formato de visualização única será acionado.
Contudo, o mensageiro preparou uma novidade para esse recurso. Agora, é possível proibir que os destinatários tirem prints das mensagens que só deveriam ser vistas uma única vez.
Em suma, o WhatsApp permite bloquear essas capturas de tela. Lembrando que quando o recurso está ativado, o destino das mídias não pode baixá-las, não pode salvá-las para acessar mais tarde e também não podem encaminhar para uma outra conversa.