Tecnologia

WhatsApp oferece nova função que permite exclusão de mensagens enviadas

Atenção, usuários do Whatsapp. Mais uma função está sendo lançada pelo aplicativo de mensagens mais usado do país. Agora, os usuários que quiserem apagar mensagens enviadas há meses, poderão realizar a operação.

Veja também: Política de privacidade do WhatsApp é alterada; veja o que muda

O portal WABetaInfo informou que o WhatsApp aumentou o tempo limite para a exclusão de mensagens, antes definido em 1 hora e 8 minutos. O novo recurso pode ser de grande valia para usuários que enviaram dados importantes para uma pessoa que não mais convém.

Nova função de exclusão de mensagens

A ferramenta ainda está em fase de testes, e os usuários que estão tendo acesso a função do WhatsApp relataram que conseguiram apagar mensagens encaminhadas há mais de três meses, algo que não era viável anteriormente a atualização.

Todavia, para que o recurso seja implementado na versão estável do mensageiro, é necessário passar pela fase de testes e corrigir quaisquer inconsistências na operação, bem como receber a avaliação por parte dos usuários da versão beta.

Passo a passo de como apagar mensagens no WhatsApp

  1. Acesse o chat em que deseja apagar a mensagem;
  2. Selecione a mensagem a ser deletada, podendo ser texto, áudio, vídeo ou foto;
  3. Em seguida, toque em “Apagar” no menu que surgirá na sua tela;
  4. Duas opções aparecerão na tela, a de “Apagar para Todos” e a de “Apagar para mim” (onde apenas você deixa de visualizar a mensagem enviada);
  5. Para finalizar, selecione o que você deseja deletar e confirme.

4 maneiras de ler mensagens sem ninguém saber

Se você usuário do WhatsApp se incomoda por acessar a plataforma e deixar visível através do status que está online, e não quer que certos contatos saibam disso, essas dicas são para você.

Embora os recursos não sejam oficiais do WhatsApp, é possível ler e até responder os chats sem que ninguém saiba. Veja como a seguir:

  • Notificações

O WhatsApp costuma avisar o usuário que uma mensagem foi recebida por meio da barra de notificações do telefone. Por meio dela, é possível ler o conteúdo e até respondê-lo (se for em poucas palavras) sem entrar na plataforma, o que não ativa o status de online.

  • Modo avião

Ao ligar o modo avião, você pode ler e responder as conversas tranquilamente. Isso porque, a ação também interrompe a conexão com a internet, permitindo que ninguém saiba que você está no aplicativo. Para que as mensagens sejam enviadas, é só desativar o modo avião do telefone.

  • Widget do Android

Os aparelhos Android possuem uma função semelhante as notificações, o widget. Com ele, as mensagens recebidas aparecem em uma janela pop-up, possibilitando que mensagens sejam respondidas sem precisar abrir o WhatsApp.

  • Confirmação de leitura

Antes de qualquer coisa, vale ressaltar que este recurso não impede que o status de online apareça quando estiver na plataforma. No entanto, ele permite que o seu contato não saiba se você leu a mensagem ou não. Para isso, basta acessar a aba de “Conta” nas configurações e clicar em “Privacidade” para desabilitar a confirmação de leitura.