O WhatsApp sempre busca promover mais privacidade aos seus usuários, e atualmente o mensageiro tem investido em recursos para evitar que contatos curiosos acesse as informações de outras pessoas.
Segundo o portal WABetaInfo, as configurações do status “online” e “visto por último” estão recebendo novas atualizações para aumentar as opções de privacidade dos usuários. Dentre as novidades, está a ocultação das informações para contatos nos quais a pessoa nunca trocou mensagens.
Veja também: WhatsApp libera 4 truques de leitura de mensagens sem que ninguém saiba
Além disso, usuários da versão Beta do WhatsApp para Android e iOS também estão testando um outro recurso que pode ser bastante vantajoso. Refere-se a opção de escolher entre os contatos quem pode ver o status de “visto por último” no aplicativo.
A ferramenta em desenvolvimento permite deixar a informação do último acesso disponível para todos ou para apenas alguns contatos, colocando o nome dos excluídos em uma lista de interesse da configuração, semelhante a opção de privacidade da foto de perfil.
Contudo, ainda de acordo com o WABetaInfo, essas iniciativas preveem o combate de acesso pelos aplicativos alternativos capazes de registrar as informações de contatos pontualmente selecionados, assim, evitando os curiosos do WhatsApp.
Mensagens enviadas há 7 dias já podem ser excluídas
De acordo com o WABetaInfo, o WhatsApp está testando uma atualização para o recurso “Apagar para todos”. O portal identificou na versão desktop (2.2147.4) do mensageiro, a ampliação do tempo limite para que uma mensagem seja apagada.
Atualmente é possível deletar uma mensagem em até 1 hora, 8 minutos e 16 segundos depois de enviada. Com o melhoramento da função, o usuário pode apagar conteúdos com 7 dias e 8 minutos. A medida ainda está em desenvolvimento, então, é possível que passe por modificações até o seu lançamento.
Mais novidades do WhatsApp
Recentemente o mensageiro implementou uma ferramenta para a criação de figurinhas a partir de fotos do dispositivo. Os usuários conseguem personalizar os adesivos com emojis e outros adereços.
O WABetaInfo também descobriu na versão beta para iOS, a possibilidade de alterar a velocidade de áudios encaminhados. O recurso ainda está em desenvolvimento, mas pode ser disponibilizado em breve.
Whatsapp pode ser bloqueado com a recusa de termos
Há pouco tempo, havia uma expectativa para que o Whatsapp bloqueasse ou limitasse funcionalidades da conta de usuários que não aceitassem a nova política de privacidade. No entanto, o aplicativo de mensagens mais utilizado do Brasil voltou atrás em sua decisão de bloquear ou limitar essa função.
Dessa forma, aqueles que não aceitaram os “Termos de Serviço”, continuarão utilizando as ferramentas da plataforma. Além disso, as eventuais punições para quem rejeitou os critérios do aplicativo foram suspensas.
Entretanto, de acordo com as últimas divulgações do site WABetaInfo, o não cumprimento da obrigatoriedade em aceitar as condições de privacidade do WhatsApp pode comprometer as contas de perfis empresariais do aplicativo.
Considerando as informações, as contas profissionais que usarem provedores de nuvem do Facebook não receberão mensagens de usuários que não aceitarem os novos termos de adesão. A medida pode impactar negativamente muitas instituições que utilizam o mensageiro com recorrência, como o SAC.
Logo, recusar ter os dados compartilhados com o Facebook pode reduzir o acesso dos usuários em suas contas comerciais.