Mais opções foram implementadas à funcionalidade de envio de mensagens temporárias no WhatsApp. Desde a última segunda-feira (6), usuários já podem iniciar novas conversar com uso padrão de mensagens temporárias.
Até então, o recurso permitia que as mensagens temporárias desaparecessem no período de sete dias. Agora, o usuário do mensageiro pode optar entre mais dois novos prazos, sendo o mínimo de 24h e máximo de 90 dias (três meses).
Veja também: WhatsApp disponibiliza 4 maneiras de leitura de mensagens sem que ninguém saiba
Além de poder ser aplicada em conversar privadas, a nova opção permite que o padrão de mensagens temporárias também seja utilizado para conversas em grupo. Lembrando que não apaga as mensagens enviadas anteriormente a ativação da ferramenta.
Como usar o padrão de mensagens temporárias do WhatsApp?
Quando ativar o recurso de mensagens temporárias, o usuário deve estar ciente de que uma notificação será enviada ao contato constatando a utilização da funcionalidade naquela conversa. A ação ajudará que os interlocutores captem até o prazo determinado o conteúdo explorado no chat.
Como ativar:
- Acesse as configurações do WhatsApp;
- Na sequência, toque em “Conta”;
- Feito isto, selecione “Privacidade” e “Duração padrão”;
- Depois escolha entre os prazos de 24h, 7 dias ou 90 dias.
Todavia, caso queira deixar uma conversa específica guardada para sempre no mensageiro, ou seja, sem que seja apagada automaticamente pelo sistema, será necessário trocar a configuração daquela conversa manualmente. Lembrando que a utilização da fermenta de mensagens não é obrigatória.
O WhatsApp ainda informa que as mensagens temporárias desaparecem do chat mesmo que o usuário não abra o aplicativo durante o período determinado para a expiração.
Ademais, cabe salientar que se uma mensagem temporária for encaminhada para uma outra conversa em que o recurso estiver desativado, o texto não desaparecerá automaticamente. O mesmo vale quando alguém fizer um print da tela.