O WhatsApp é o aplicativo de mensagens de textos, vídeos, imagens e conversas mais utilizado no mundo. Recentemente, a plataforma vem sendo motivo de controvérsias sobre alterações em sua política de privacidade. Em uma reunião com a União Europeia, a Meta afirmou que será mais transparente sobre o assunto.
Todavia, a empresa de Mark Zuckerberg, mudou sua postura depois de receber inúmeras reclamações dos usuários do WhatsApp e dos órgãos de defesa do consumidor da Europa. A Organização Européia do Consumidor (Beuc) e a Rede Europeia afirmam que o app não esclareceu seus usuários sobre as alterações.
A princípio, há uma alegação de que a empresa Meta, responsável pelo WhatsApp está violando as leis do bloco europeu. Os responsáveis pelo aplicativo de mensagens afirmaram que concordam em explicar as mudanças nos contratos dos usuários da União Europeia (UE), e como as alterações afetam os seus direitos.
Analogamente, o WhatsApp sinalizou que concorda com a exibição facilitada sobre a possibilidade de seus usuários aceitarem ou não as alterações do aplicativo. Outra questão que a empresa apresentou é que a partir de agora, as pessoas poderão fechar com facilidade as notificações de suas atualizações.
Posicionamento da Meta
Desse modo, a Meta também se posicionou acerca da confirmação de que as informações pessoais de cada usuário da plataforma, não serão compartilhados, com fins publicitários, com outras organizações da empresa. Sendo assim, não haverá cruzamento de dados entre o WhatsApp e o Facebook, por exemplo.
O comissário de Justiça, da União Européia, Didier Reynders, disse que os consumidores e usuários do aplicativo possuem o direito de entender melhor e de escolher se concordam ou não com a política de privacidade do WhatsApp. Ele também citou outras plataformas e aplicativos disponíveis no mercado.
Mesmo com a polêmica entre a Meta e a União Européia, o WhatsApp fez recentemente algumas mudanças com o intuito de apresentar uma série de melhorias a seus usuários. De fato, a empresa atendeu a solicitações de seus consumidores apresentando algumas alterações recentemente.
As mudanças do WhatsApp que merecem destaque são a possibilidade de recuperar mensagens apagadas, reações a mensagens, a transferência de históricos de conversas, aumento da velocidade de áudios, bloqueio de prints, e também o acesso ao aplicativo sem internet, a partir de um servidor proxy.
Novo recurso “prazo de validade” do WhatsApp
O WhatsApp tem testado uma série de novos recursos com o objetivo de aprimorar a experiência de seus usuários. Uma versão Beta do aplicativo para celulares iOS apresentou a possibilidade de dar um prazo de validade em grupos de conversas do app. É como se fosse um lembrete para o usuário limpar a conversa.
Ademais, os grupos do WhatsApp são utilizados pelos usuários para quase tudo, como organizar viagens, convidar amigos para festas, marcar reuniões e almoços. Entretanto, estes grupos, depois de um certo tempo ficam parados. Com o novo recurso será possível sair do grupo ou limpar a conversa facilmente.
A nova ferramenta apresentada pelo WhatsApp fica na página dos dados do grupo. O usuário, dessa maneira, pode ativar o prazo de validade da conversa. A função está disponível em diversas opções como, um dia, uma semana, ou uma data em específico, estipulada pelo próprio usuário do aplicativo.
Em síntese, o grupo não é deletado com a expiração da data, mas o usuário recebe um lembrete avisando de que é preciso limpar a conversa no período estipulado. Deve-se observar que neste caso, o grupo expira apenas para quem ativou a nova função, os outros usuários continuam com ele normalmente.
Mensagens temporárias
O WhatsApp também conta com outra função que permite aos usuários eliminar mensagens, fotos e vídeos que ficam acumulados na memória do celular. A ferramenta “Ativar mensagens temporárias” é uma delas. Aliás, a ferramenta está disponível tanto para conversas individuais como em grupos.
O usuário, ao ativar a nova função, permite que o aplicativo apague automaticamente todas as mensagens e mídias. É possível escolher três opções, 24 horas, sete dias, ou ainda 90 dias. Vale observar que não se deve usar o novo recurso do WhatsApp para mensagens sigilosas.