WhatsApp está trabalhando em função surpreendente

A “tranca” de conversas específicas vai ganhar uma nova função, que ainda está em desenvolvimento

O Mark Zuckerberg, fundador do Facebook e CEO da Meta, já havia anunciado que o WhatsApp vai ter a capacidade de “esconder” conversas em pastas protegidas. Esta melhoria melhora significativamente a privacidade dos chats, mesmo no caso de outra pessoa obter acesso ao telefone. As conversas bloqueadas são sempre listadas em uma seção separada, acessível apenas através do PIN do seu telefone ou autenticação biométrica. 

WhatsappNo entanto, o WABetaInfo, site especializado em notícias sobre o aplicativo, descobriu que a atualização 2.23.21.8 do WhatsApp beta para Android, apresenta um novo recurso para permitir que os usuários configurem um código secreto para liberar os bate-papos escondidos. A novidade ainda está em desenvolvimento, como mostra a captura de tela ao lado feita pelo site. 

Na realidade, este desenvolvimento não é totalmente surpreendente, considerando que o WhatsApp já havia sugerido um recurso de senha personalizada para bate-papos bloqueados em uma postagem de blog há vários meses. Mas o desenvolvimento da função mostra que a empresa está falando sério. 

Oferecer um recurso que permite aos usuários definir uma senha personalizada para sua pasta de bate-papo protegida é muito benéfico, pois é diferente da senha principal do telefone e fornece aos usuários maior controle sobre suas conversas bloqueadas. Quando os usuários definem uma senha personalizada para seus bate-papos protegidos, isso isola a privacidade desses bate-papos da segurança geral do telefone. 

Isso significa que mesmo que alguém obtenha acesso à senha do dispositivo, não terá acesso automaticamente à pasta protegida de bate-papos. 

Mais novidades para essa função 

Na sequência, uma outra atualização da versão de testes do app trouxe mais informações sobre esse recurso. A novidade está em uma página específica para permitir que os usuários criem um código secreto para sua pasta de bate-papo protegida, ainda em desenvolvimento. 

Graças à atualização 2.23.21.9 do WhatsApp beta para Android, também foi possível descobrir que inserir um código secreto permitirá que os usuários encontrem facilmente bate-papos escondidos, mesmo na barra de pesquisa do aplicativo. 

Além disso, a configuração de um código secreto permitirá que os usuários escondam bate-papos até mesmo de dispositivos complementares. Conforme observado no formulário de criação, o WhatsApp sugere o uso de uma palavra ou um simples emoji para acesso rápido.

LEIA MAIS: Whatsapp Web: Aplicativo testa opção para busca de mensagens dos seus usuários

Aparentemente, o desenvolvimento desta funcionalidade está tomando um rumo muito positivo. Nos últimos meses, muitos usuários reclamaram da falta de suporte para bate-papos escondidos em dispositivos complementares, pois parecia que o WhatsApp lançou um recurso incompleto. 

No entanto, isso ocorreu porque os dispositivos complementares podem não suportar um recurso de autenticação para bloquear a pasta de bate-papo protegida, o que causou alguma confusão entre os usuários. Graças ao código secreto, o WhatsApp oferecerá aos usuários a capacidade de sincronizar bloqueios de bate-papo em todos os seus dispositivos vinculados, o que melhorará significativamente a experiência do usuário. 

Mensagens fixadas 

O WhatsApp está começando a testar um recurso de mensagens fixadas, que permite aos usuários destacar uma mensagem fixando-a no topo de suas conversas de bate-papo, facilitando o acesso de outras pessoas a mensagens importantes ou frequentemente referenciadas. A novidade apareceu na atualização 2.23.21.4 do WhatsApp beta para Android para um grupo limitado de beta testers. 

A captura de tela disponibilizada pelo WABetaInfo mostra uma nova ação de fixação pode ficar visível nas opções de mensagem. Esta opção permite que os usuários fixem uma mensagem no topo da conversa, tornando mais fácil para os usuários destacar mensagens importantes, como é possível fazer nos Canais do Telegram. 

Vale ressaltar que as mensagens fixadas também estão disponíveis em conversas individuais, facilitando o destaque de conteúdos específicos mesmo em chats privados. Além disso, alguns beta testers podem experimentar um menu de anexo de bate-papo redesenhado que apresenta um novo estilo moderno. 

Com a capacidade de fixar uma mensagem, os usuários ganham controle preciso sobre quanto tempo uma mensagem permanece exibida com destaque em seus bate-papos, pois é possível escolher três durações diferentes: 24 horas, 7 dias e 30 dias. No entanto, também é possível descartar a mensagem fixada atual a qualquer momento, mesmo antes de expirar a duração escolhida.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.