Recentemente, o WhatsApp anunciou uma atualização que permite o uso de uma mesma conta em até quatro dispositivos. O primeiro dispositivo seria o celular, e os outros três ficariam conectados pelo WhatsApp Web, versão para computador do mensageiro.
Veja também: WhatsApp lança nova função em 2022 para áudios; veja como funcionará
A novidade também permite que a conta fique logada em outros aparelhos sem que o celular esteja conectado à internet. O recurso inovou as condições de uso do mensageiro para computadores, que até então era obrigado estar logado ao smartphone.
Todavia, as mudanças fazem com que o usuário perca o controle da conta em certo momento. Isso porque, se a pessoa conectou o seu WhatsApp em um outro dispositivo e esquecer, é possível que uma terceira pessoas mexa no aplicativo sem a autorização do usuário.
“Agora, o dispositivo tem um pouco de vida própria e um histórico próprio de mensagens. Ou seja, quando você apagar um histórico de mensagens em um dos dispositivos da conta, ele não necessariamente será excluído automaticamente dos outros aparelhos”, afirma Marcus Garcia, vice-presidente de tecnologia da FS Security, empresa especialista em soluções digitais.
“Essa quebra de sincronia pode fazer com que seja um pouco mais difícil perceber se a sua conta está sendo utilizada em paralelo por um cibercriminoso”, completa.
Embora as mensagens de texto, voz, vídeo e fotos continuem sendo protegidas por criptografia de ponta a ponta, criminosos podem acessar a conta do usuário caso esteja disponível em algum dispositivo.
Isso causaria muitos transtornos, uma vez que vários golpes são aplicados hoje em dia por meio da plataforma de mensagens. Além disso, a pessoa de má fé só ia deixar de mexer na conta do usuário caso o mesmo percebesse e cancelasse a conexão.
Prevenção contra golpes no Whatsapp
“Com essa atualização, você precisa sempre saber em quais aparelhos fez essas autorizações de uso e, se for um usuário assíduo dessa nova funcionalidade, de tempos em tempos deve fazer uma revisão para lembrar em quais telefones ou computadores deixou a sua conta conectada”, ressalta Marcus.
O executivo ainda salienta que os usuários devem redobrar a atenção ao conectar a sua conta do WhatsApp em computadores públicos. Neste caso, é necessário sempre fazer o logout do dispositivo quando for se retirar do ambiente, mesmo dentro de um escritório.
Para desconectar o mensageiro do dispositivo, o usuário precisa clicar nos três pontos encontrados na aba das conversas e depois disso entrar em “aparelhos conectados”. Neste local ele poderá encontrar os dispositivos conectados e efetuar o logout. A operação é simples e fácil.
Segundo o especialista, o recurso só está disponível para versão beta do aplicativo para computadores. No entanto, caso queira usar, o usuário deve sincronizar sua conta em no máximo dois dispositivos simultaneamente.
“Eu, particularmente, ainda não vou usar essa nova funcionalidade no início. Prefiro a anterior, porque tenho mais controle da conta. O fato de estar tudo espelhado em apenas um celular me dá mais segurança sobre o que está acontecendo em cada conversa e sobre o conteúdo que está sendo tratado em cada uma delas”, argumenta Garcia.