WhatsApp anuncia que mensagens temporárias poderão ficar fixadas
Usuário poderá salvar uma mensagem temporária que recebeu, mas remetente terá que autorizar
Quando o WhatsApp lançou o recurso de mensagens temporárias, a intenção era de que as conversas no aplicativo se aproximassem das conversas pessoalmente, quando as informações ficam registradas apenas na memória. A função se tornou uma forma de conservar espaço no smartphone ou mesmo controlar melhor as informações. Acontece que, embora essa camada extra de privacidade evite que as mensagens caiam em mãos erradas, o usuário às vezes pode sentir a necessidade de salvar uma mensagem de voz ou uma informação importante.
LEIA MAIS: WhatsApp prepara mensagens de vídeo para o Android
Por isso, o WhatsApp anunciou que está trabalhando no recurso “Salvar na conversa”, para que o usuário possa salvar a mensagem, com a aceitação de quem enviou a mensagem. Para isso, o remetente será notificado quando alguém salvar uma mensagem e poderá decidir se permite ou não. Se ele decidir que a mensagem não poderá ser salva por outras pessoas, ninguém mais poderá guardá-la, e a mensagem será excluída quando o tempo expirar.
As mensagens que um usuário salva no seu WhatsApp serão marcadas como Favoritos, assim como ocorre em uma conversa não temporária. O recurso será lançado globalmente nas próximas semanas.
Recado aparece diferente
Outro recurso em que o WhatsApp está trabalhando é no Recado. A intenção é aumentar o tamanho do texto que aparece quando um usuário busca por um contato na pesquisa, adicionando uma linha a mais. O texto do recado também vai aparecer maior quando o usuário for encaminhar uma mensagem. A informação é do portal WABetaInfo, especializado em novidades do aplicativo.
O recurso, que já vem sendo testado pelos usuários após a atualização 2.23.8.25 para o WhatsApp beta do Android, não deve fazer muita diferença. Apesar do limite anterior não permitir ver o Recado inteiro em muitos dos casos, a função não é muito utilizada pelos usuários. Ter uma linha a mais pode ser interessante para empreendedores, que podem usar o Recado como um “Sobre”.
Mudanças no design
O WhatsApp também está preparando uma mudança no design. De acordo com o site, a atualização 2.23.9.2 do WhatsApp beta para Android 2.23.6.17, mostra um novo visual para o menu de anexos. Como você pode ver nesta captura de tela feita pelo WABetaInfo, o WhatsApp está redesenhando o teclado, planejado para ser lançado em uma futura atualização do aplicativo.
Se comparado com o teclado atual, pode-se notar que a barra de seleção do tipo de teclado será movida de baixo para cima. Também parece que a barra que hoje permite acessar várias categorias de emojis será removida, o que pode ser algo que não agrade a maioria dos usuários, principalmente aqueles que utilizam muitos emeojis.
A nova atualização também fornece mais informações sobre a compatibilidade com sistemas operacionais antigos, pois parece não ser mais compatível com versões do Android inferiores a 5.0. O WhatsApp encerra o suporte para versões mais antigas do Android para garantir que o aplicativo possa aproveitar os recursos de segurança mais recentes e fornecer a melhor experiência do usuário.
Design do WhatsApp já estava previsto para mudar
Faz um tempo que o WhatsApp não recebe uma repaginada em sua interface, o que faz parte de sua base de usuários acreditar que o layout atual está desatualizado e não tão amigável quanto poderia ser após as recentes atualizações do Android. Por isso, o WhatsApp começou a desenvolver uma interface aprimorada para o app, que inclui uma barra de navegação inferior, conforme a imagem ao lado. A notícia foi revelada pelo WABetaInfo após a última atualização do WhatsApp beta para Android 2.23.8.4.
A expectativa é que a barra de navegação inferior torne mais fácil para os usuários navegar entre as diferentes seções do aplicativo, pois elas seriam facilmente acessíveis na parte inferior da tela. Isso tornaria o layout do app parecido com o do usado no iPhone, facilitando a experiência de quem sai de um sistema operacional para o outro.