Vulcanismo e tectonismo: um resumo completo para ENEM e vestibulares
Os termos “vulcanismo” e “tectonismo” são usados para definir fenômenos geológicos que fazem parte do processo de formação do relevo terrestre.
Esse dois temas são abordados com muita frequência por questões de geografia, principalmente nos vestibulares e na prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.
Assim, para te ajudar nos seus estudos, o artigo de hoje trouxe um resumo completo sobre o vulcanismo e o tectonismo. Vamos conferir!
O que é vulcanismo?
O vulcanismo é um processo geológico que participa da formação do relevo terrestre determinado pelas atividades vulcânicas. Esse processo acontece por meio da pressão no manto terrestre, que rompe rochas da crosta terrestre e ocasiona o vulcanismo.
Existem dois tipos de vulcanismo: o vulcanismo primário e o vulcanismo secundário. O primeiro tipo é caracterizado por formar vulcões na superfície e o segundo é marcado pela formação de energia térmica.
Os vulcões
Os vulcões são relevos vulcânicos formados como espécies de montanhas. Esse tipo de relevo é formado em regiões que apresentam uma alta taxa de movimentação de suas placas tectônicas.
Um vulcão pode estar ativo ou extinto. No primeiro caso, ocorre intensa presença do processo de vulcanismo. No segundo caso não ocorre nenhum tipo de atividade geológica.
O que é tectonismo?
O tectonismo é um fenômeno geológico relacionado com o movimento das placas tectônicas. Esse processo colabora diretamente com a formação do relevo terrestre, principalmente por meio dos abalos sísmicos, como os maremotos e os terremotos.
É muito importante destacar que os movimentos dessas placas podem ocorrer de três diferentes formas. A primeira é denominada de convergente e ocorre quando acontece um choque entre duas placas. A segunda é a divergente, em que ocorre o afastamento das placas. A última, por sua vez, é denominada de transformante e caracteriza-se pelo deslizamento de uma placa sobre a outra.