Os verbos são as palavras que indicam acontecimentos marcados no tempo que indicam uma ação, um estado, um processo ou um fenômeno. Desse modo, a classe de palavras do verbo é a que mais exige flexões, são elas, flexão de pessoa, número, tempo, modo e voz.
A voz verbal indica se o sujeito gramatical é agente ou paciente da ação. Assim, temos três vozes verbais: ativa, passiva e reflexiva.
Voz ativa
Quando o sujeito da oração é também o agente da ação indicada pelo verbo, a voz verbal é ativa. Ou seja, a voz ativa ocorre quando o sujeito gramatical pratica a ação. Como nos exemplos abaixo:
Daniela enviou uma carta solicitando esclarecimentos.
Marcos correu todas as maratonas deste ano.
Apesar de triste, Maria fez todos se alegrarem.
Voz passiva
Por outro lado, a voz passiva ocorre quando o sujeito gramatical é paciente, ou seja, recebe aquilo que é expresso através do verbo verbo. Nesse caso, é possível que haja na oração a presença de um agente da passiva.
Esse livro foi comprado por meu tio.
João foi estapeado pela prima.
O show foi cancelado em decorrência da pandemia de covid-19.
Voz reflexiva
A voz reflexiva, por sua vez, ocorre quando o sujeito recebe e pratica a ação expressa pelo verbo. Nesse sentido, o mesmo elemento é agente e paciente ao mesmo tempo. Formada por um verbo na voz ativa mais um pronome oblíquo reflexivo (me, te, se, nos, vos, se), atuando como objeto, pode ser também recíproca, de modo que dois agentes se afetam mutuamente.
Willian cortou-se com a navalha enquanto se barbeava.
Antonina e Gutto apaixonaram-se.
Nós olhamo-nos no espelho.
Eles olharam-se longamente antes de se abraçarem.
E aí? Gostou do texto? Então deixe o seu comentário!