Os brasileiros estão sofrendo a cada 8 segundos, uma tentativa de golpe. Em julho, o grupo de 36 até 50 anos é o foco principal dos golpistas, tendo o percentual de 35,9% de tentativas. Essas informações de tentativas de golpes foram divulgadas pelo Serasa em pesquisa que revela outros dados importantes sobre o perfil das vítimas.
Segundo o estudo, em 2º lugar está o grupo de pessoas que possuem de 26 até 35 anos, onde já tiveram 27,5% de registro de ocorrências. Agora o grupo de 51 anos até 60 foi vítima em 14% das vezes, seguido pelas pessoas jovens, com até 25 anos, e sua incidência de 11,6%. Ademais, os que têm acima de 60 anos, só sofreram com 11% nas mãos dos golpistas. Abaixo, o Notícias Concursos na matéria desta quarta-feira (12) mostrará mais estatísticas e como se livrar dos golpes.
Como evitar cair em golpes
Quem não quer ser uma vítima desses golpes que estão ficando cada vez mais evidentes, precisa se atentar ao compartilhamento dos dados. Isso é o mais preocupante, pois em todas as pesquisas mostram que os bandidos sempre estão se atualizando na forma de fraudar. Contudo, existem várias ferramentas para usar que podem barrar esses criminosos, tornando as transações via computador e celular mais seguras. Estudos analisam que há um grande número de uso indevido de identidade para emitir cartões e abrir contas. Daí a necessidade de se precaver.
Tentativas de crime de fraude pelos golpistas acontece a cada 8 segundos
Os cidadãos brasileiros já foram alvo de mais de 335.040 tentativas de golpe somente no mês de julho. Esse número é bem significativo, representando uma tentativa a cada 8 segundos. Os alvos principais desse tipo de criminoso são os cartões e instituições bancárias, com aproximadamente 199.276.
Já posteriormente, está a Financeira, com as 56.677 tentativas, depois o mercado de serviços, tendo 40.151. O varejo também está em 4º lugar na lista, com os 28.875 indivíduos vítimas. Ademais, a telefonia não escapou, e teve 10.060.
O recorte marcado por regiões demonstra que é no Sudeste que mais aparecem as tentativas de crimes desse tipo, com os 52,2%. O Nordeste “conquistou” o 2º lugar, com as 17,4% tentativas. Posteriormente, o Sul foi atingido com 15,5% das ações dos golpistas. Já o Centro-Oeste ficou com a 4ª posição e seus 8,9% de casos. O Norte, por fim, tem somente 6% de tentativas.