Já imaginou a possibilidade de ganhar R$ 700 vendendo apenas uma moeda? Parece loucura, mas segundo os numismatas, é possível conseguir esse montante vendendo apenas um exemplar. E é justamente sobre esse assunto que vamos falar nesse artigo.
Estamos falando da famosa moeda de cinco centavos dos anos de 1989 e de 1990. São duas peças que não estão mais em circulação, ou seja, você não vai encontrar esses exemplares em um trocado no comércio, por exemplo. Mas nada impede que você encontre a peça em qualquer outro lugar.
Essas duas peças são muito queridas pela maioria dos colecionadores. Isso porque elas contam com a imagem de um pescador em uma clara homenagem a esse tipo de trabalho no Brasil. O desenho é notadamente famoso entre os numismatas brasileiros.
Identificando a moeda
Mas como identificar essa moeda? Abaixo vamos indicar as principais características das moedas de cinco centavos dos anos de 1989 e 1990, tomando como base as informações indicadas pelo Banco Central (BC).
- Material: aço inox;
- Diâmetro: 17,5 mm;
- Peso: 2,26 g;
- Espessura: 1,20 mm;
- Bordo: liso;
- Eixo: reverso moeda (EH) ?;
- Circulação: de 28/04/1989 a 31/07/1993;
- Desenho do Anverso: Figura do jangadeiro e data;
- Desenho do Reverso: Valor, dístico BRASIL, estrela no topo e estrelas à direita representando o valor em braille.
Os valores das moedas
Como dito, estas simples moedas de cinco centavos podem chegar a valer R$ 700. Entretanto, segundo analistas, para que o valor seja elevado é preciso que a sua peça esteja em um ótimo estado de conservação.
Na imagem abaixo, é possível identificar os valores indicados para as moedas citadas nesse artigo. Note que os patamares variam de acordo com o grau de conservação de cada exemplar:
Entendendo as classificações
Para os iniciantes, as inscrições acima podem parecer complexas. Afinal de contas, o que significa o termo Flor de Cunho, por exemplo? As classificações acima estão relacionadas ao estado de conservação de cada uma destas peças, segundo as informações de colecionadores.
- MBC
Para começar, vamos detalhar o que significa uma moeda MBC. Este termo significa “Muito bem conservada”. Para que a peça entre nesta classificação, ela precisa ter, no mínimo, 70% de sua aparência original. Os analistas também dizem que o seu nível de desgaste deve sempre ser homogêneo.
- Soberba
Uma moeda soberba é a aquela que conta com pelo menos 90% dos detalhes originais preservados. Trata-se de uma peça que conta com pouco vestígio de circulação e de manuseio. No universo da numismática, este item é considerado intermediário, mas já se trata de um valor mais alto.
- Flor de cunho
O termo Flor de Cunho vem da inscrição em inglês uncirculated. Trata-se de uma peça que não apresenta mais nenhum tipo de desgaste e nem de manuseio. Absolutamente todos os detalhes da cunhagem estão com a sua aparência original. Também não há nenhum indicativo de limpeza ou de química. Mesmo por isso, moedas flor de cunho são sempre as mais valiosas.
Posso limpar uma moeda antiga?
Não há nada que impeça um colecionador de limpar uma moeda antiga para que ela pareça mais nova, ou ao menos mais visível. Contudo, é importante lembrar que em alguns casos esta prática pode reduzir o valor da peça, já que ela poderá contar com uma camada de coloração diferente resultado das reações químicas no metal.
De todo modo, se você está ciente do risco de diminuição do valor, e mesmo assim deseja limpar a sua moeda antiga, é importante ter consigo os seguintes materiais:
- Sabão neutro;
- Vinagre de álcool;
- Bicarbonato de sódio;
- Pasta de polimento de metais;
- Água destilada;
- Toalha macia (evite usar de algodão);
- Toalha de papel;
- Palito de dente;
- Escova de dentes velha, de cerdas macias;
- Tigela de vidro;
- Estopa.
Agora, basta seguir o passo a passo abaixo:
- Segure a moeda pela borda, coloque-a sob água corrente. Especialistas indicam que é melhor que a água esteja morna;
- Esfregue suavemente um pouco de sabão neutro em cada face da moeda. Para isso, use sempre as pontas dos dedos;
- Deixe a moeda de molho em uma tigela de vidro com água destilada morna por cerca de meia hora;
- Enxágue em água morna;
- Logo depois, seque com uma toalha macia.