ONU: um resumo sobre a Organização das Nações Unidas
A criação da ONU é um dos principais acontecimentos do período que sucede a Segunda Guerra Mundial.
O assunto é abordado com certa frequência por questões de história e geografia, principalmente nos mais variados vestibulares e na prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.
Assim, para que você consiga se preparar da melhor forma possível, o artigo de hoje separou um resumo completo sobre a criação da ONU. Confira!
A Criação da ONU: definição
A ONU, Organização das Nações Unidas, foi criada no dia 24 de outubro de 1945, em São Francisco, nos Estados Unidos. A sua criação ocorre no contexto pós-Segunda Guerra Mundial, em que os países procuravam impedir que ainda mais conflitos ocorressem: o mundo precisava de uma instituição que pudesse garantir a paz, ao menos por algum tempo. Dessa maneira, a ONU é criada como uma tentativa de formar uma união de nações que garantisse a manutenção de uma relação amistosa entre os países.
A criação da ONU resulta também no surgimento de agências e instituições especializadas em questões humanitárias. Entre elas, podemos citar a Unesco, o Banco Mundial e a Organização Mundial da Saúde (OMS).
A Criação da ONU: características
No momento de sua criação, a ONU tinha o objetivo de manter a paz e a segurança internacional, bem como desenvolver a cooperação entre as nações. Esperava-se que a ONU fosse capaz de solucionar problemas e conflitos em escala global. Ainda, a organização possui a função de preservar os direitos humanos.
Igualmente, a Organização foi criada com o objetivo de efetivar a cooperação para resolver problemas mundiais sejam, econômicos, sociais, culturais e humanitários.
Os países que assiram a Carta de Criação da ONU devem também seguir algumas diretrizes, como resolver seus conflitos internacionais pacificamente, acompanhar as Nações Unidas em qualquer medida tomada, impedir que os preceitos da Carta sejam feridos e defender a igualdade entre todos os indivíduos.