Você pode aumentar sua aposentadoria MEI fazendo isso

Confira todos os detalhes para ter uma velhice confortável

Quer saber como aumentar sua aposentadoria MEI? Então, veio ao lugar certo. Pois, hoje, trouxemos diversas dicas para quem é microempreendedor individual, e quer se aposentar com uma boa quantia.

Estima-se que mais de 10 milhões de pessoas são MEIs hoje em dia no Brasil. Contudo, muitas dessas pessoas não sabem como conseguir aumentar a aposentadoria para essa categoria.

Pensando nisso, separamos mais informações a respeito desse assunto tão importante que pode garantir o futuro dessas pessoas. Além disso, confira dicas para aumentar o valor recebido na hora de se aposentar.

Então, para saber mais sobre isso, fique com a gente até o final e assim, aprenda mais sobre o assunto.

O que é MEI?

MEI ou microempreendedor individual é o profissional que administra a própria empresa. Para ser parte da categoria, deve possuir um faturamento que não ultrapasse os 81 mil reais por ano.

Além disso, o MEI também precisa ter, no máximo, um funcionário contratado em regime CLT. Assim como, deve arcar com todos os direitos trabalhistas desse funcionário.

Outra regra para ser um MEI, é que, nesse caso, você não poderá atuar como sócio, titular ou mesmo administrador de outra empresa de forma simultânea. Isto é, deve exercer suas funções de forma exclusiva como gestor de sua própria empresa.

Diversas atividades podem ser declaradas para que você se torne MEI como, por exemplo:

  • Funilaria;
  • Instrução de música;
  • Maquiador profissional;
  • Entregador;
  • Motoboy, entre outros.

Dessa forma, o leque de possibilidades para o profissional se tornar um MEI é grande. Portanto, torna o processo mais simples e acessível a todos que desejam gerir seu próprio empreendimento.

Como ser um MEI?

Se você exerce uma das atividades que permitem a abertura de um MEI, e deseja se formalizar nesta categoria, precisará seguir algumas etapas, que são bastante simples.

O primeiro passo para ser considerado um Microempreendedor Individual é acessar o Portal do Empreendedor. Em seguida, realizar a formalização de sua situação profissional e clicar na opção “Formalizar-se”.

Logo após, é só preencher o formulário e confirmar seus dados pessoais para que o Governo entenda que você é um empreendedor. Desse modo, autorize suas atividades dentro da categoria. Aliás, é dessa forma que você garante sua aposentadoria MEI no futuro.

Como contribuir para a Previdência e assim garantir a aposentadoria MEI

Desde novembro de 2019 entrou em vigor a Reforma da Previdência. Ela modificou diversas regras e alíquotas de contribuição para os trabalhadores que contribuem através do INSS e para os servidores públicos.

Apesar das diversas mudanças ocorridas por conta da Reforma da Previdência, os Microempreendedores Individuais não foram afetados pelas novas regras. Neste caso, quando falamos da contribuição para se aposentar.

Já se sabe que para quem é MEI, a contribuição é reduzida: cerca de 5% em cima do valor de um salário mínimo vigente naquele ano. Para isso, o contribuinte deve pagar em um determinado dia o Documento de Arrecadação do Simples Nacional, o DAS.

Com o salário em R$1.212 atualmente, a contribuição mensal do Microempreendedor Individual não ultrapassa os R$60,60 por mês. Contudo, cada tipo de MEI está sujeito a aplicação de ICMS, que pode ser de 1 real por mês, ou ISS, que chega a 5 reais por mês.

Como aumentar sua aposentadoria MEI?

Como vimos acima, a contribuição com a Previdência do Microempreendedor começa com 5% sobre o valor do salário mínimo.

Dessa forma, ao se aposentar, o contribuinte terá direito a uma aposentadoria no valor de um salário mínimo, que em 2022, está em 1212 reais mensais.

No entanto, é possível aumentar o valor do benefício. Para isso, basta aderir a complementação da contribuição previdenciária, disponível para os profissionais dessa categoria.

Dessa forma, o MEI pode aumentar o valor de sua contribuição com mais 15% sobre o valor do salário mínimo. Assim, ele continua pagando o DAS, de 5%, mais os 15% da complementação, totalizando 20%.

Para isso, basta solicitar uma guia complementar de recolhimento junto à Previdência, e começar a pagar todos os meses.

Com essa contribuição, o cálculo é feito de acordo com a Reforma da Previdência. Ou seja, se você preencheu os requisitos antes da reforma, o valor final de sua aposentadoria será estipulado de acordo com o tipo do benefício. Portanto, pode ser bem maior. Tudo dependerá das condições em que você se aposentar.

Dessa forma, é possível aumentar sua aposentadoria MEI, para garantir um futuro mais tranquilo para você.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.