Você ainda não usa o CRM na empresa?
O CRM pode alavancar seu negócio e deixá-lo ais competitivo, devido estarmos em um mundo movido pela tecnologia, as empresas vem adotando softwares em suas áreas comerciais.
Essa acaba se tornando uma vantagem competitiva em relação aos concorrentes.
Mas caso, não saiba o que é o CRM e para que usá-lo, vamos dar algumas dicas.
O que é o CRM?
É um software de gestão de todo processo de venda, de forma organizada, desde a prospecção até o pós-venda.
Criado com o intuito de otimizar os custos e maximizar os lucros, o Customer Relationship Management ( gestão de relacionamento com o cliente), possui o foco totalmente no cliente.
Como funciona?
Através do CRM é possível visualizar todo o processo de venda, para poder criar estratégias mais assertivas.
Além disso, através dele é possível também fidelizar os clientes, a ideia de fidelização não é que ele gaste mais, mas sim mais vezes.
Importância de integrar o CRM
Para a fidelização do cliente é possível conseguir a maior quantidade de dados do cliente.
Entender realmente o que ele está procurando, para poder ajudá-lo.
Pois, quanto mais entender a necessidade do cliente, mais terá a oportunidade de poder supri-la com seu produto ou serviço.
Por isso, muitas empresas tem investido em softwares de CRM.
Benefícios do CRM
- Melhora a gestão do tempo
- Um atendimento mais eficiente
- Um cadastro confiável dos clientes
- Acesso aos relatórios
- Fácil acompanhamento do desempenho das equipes
- Campanhas de marketing mais efetivas
- Facilidade em centralizar as informações
Esses são alguns exemplos dos benefícios do CRM no empreendedorismo.
CRM e o cliente
Através do CRM é possível armazenar todos os dados dos clientes como nome, endereço, o que costumam comprar, qual a periodicidade das compras, data de aniversário, estado civil etc.
Esses dados podem ser conseguidos através do cadastro do cliente, do cpf ou até mesmo através de promoções onde os clientes preenchem seus dados.
Portanto, além de ajudar a equipe de vendas a captar melhor novos clientes, além de indicar quais produtos mais procurados e vendidos, e realizar campanhas de marketing que tenha mais efeitos nos clientes.
A ligação entre o CRM de vendas e o de marketing, é que devido a tantas mudanças no comportamento do cliente, é importante que o marketing esteja sempre atento, até mesmo para implantação de promoções adequadas a cada cliente.