O beneficiário do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) pode receber um valor acima do esperado nos próximos dias. Isso porque, além do valor do benefício é possível receber a primeira parcela referente ao 13º salário.
Pagamento do 13º salário é dividido em duas parcelas
O pagamento do 13º salário para beneficiários do INSS no Brasil ocorre de forma parcelada ao longo do ano. O abono, também conhecido como gratificação natalina, é um benefício adicional equivalente a um salário mensal pago aos trabalhadores brasileiros.
É válido ressaltar que o beneficiário do INSS tem direito ao 13º salário. Contudo, esse direito não é estendido ao assistido pelo INSS, já que quem recebe o BPC LOAS não contribuiu e, portanto, não tem direito ao 13º salário.
Primeira parcela do 13º salário do INSS
A primeira parcela do 13º salário é paga no período entre os meses de fevereiro e março. Assim sendo, esse pagamento corresponde a 50% do valor total do benefício que o segurado recebe mensalmente.
Geralmente, a data de pagamento é definida pelo governo e pode variar de ano para ano. Contudo, é importante ressaltar que, em situações específicas, como afastamento temporário por doença ou aposentadoria por invalidez, o segurado pode receber o valor integral da primeira parcela do 13º salário.
Segunda parcela do 13º salário do INSS
Já a segunda parcela do 13º salário, é paga no período entre os meses de novembro e dezembro. Essa parcela corresponde aos outros 50% do valor total do benefício, com possibilidade de deduções do Imposto de Renda caso o segurado seja contribuinte.
Assim sendo, a data exata de pagamento é definida pelo governo e pode variar anualmente. Geralmente, o pagamento é feito junto com o benefício mensal de novembro ou dezembro.
Base de cálculo do 13º salário do INSS
Vale ressaltar que o valor do 13º salário para os beneficiários do INSS é calculado com base no valor do benefício mensal recebido.
Assim sendo, caso o segurado tenha começado a receber o benefício durante o ano, o valor do abono será proporcional ao tempo de recebimento do benefício.
Por isso, é importante ficar atento às datas divulgadas pelo INSS e acompanhar as informações disponibilizadas pelo órgão para garantir o recebimento correto do 13º salário.
Como consultar o 13º salário do INSS
Em caso de dúvidas ou necessidade de informações adicionais, recomenda-se entrar em contato com a Previdência Social ou buscar orientação em uma agência do INSS.
Também é possível consultar o seu benefício diretamente no aplicativo Meu INSS, ou então entrando em contato por meio do telefone 135. O saque inicial começou no último dia 25 e vai até o dia 7 de junho.
Já o segundo saque teve início no dia 26 e estará disponível até o dia 7 de julho. Além disso, o valor do saque do décimo terceiro é liberado de acordo com o número do benefício.
Veja como realizar a consulta do 13º salário no aplicativo Meu INSS
Instale o App Meu INSS, disponível para Android e iOS. Feito isto, abra o aplicativo e faça login na sua conta do Meu INSS. Se ainda não possui uma conta, é possível criar uma diretamente pelo aplicativo seguindo as instruções fornecidas.
Após fazer login, na página inicial, busque pelo “Extrato de Pagamento de Benefício”. Por conseguinte, na próxima tela, serão exibidos os benefícios que você recebe do INSS. Selecione o benefício para o qual deseja consultar o valor do 13º salário.
Na página de detalhes do benefício, role a tela até encontrar a seção “Detalhamento de Crédito”. Nessa seção, encontrará todas as informações sobre os pagamentos realizados, incluindo o valor do 13º salário.
Por fim, verifique as informações exibidas para encontrar o valor correspondente ao 13º salário. Assim sendo, aproveite esse valor e planeje suas finanças pessoais.