O PIS (Programa de Integração Social) e o Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público), são programas criados pelo governo brasileiro. Eles têm como objetivo, a promoção da integração e distribuição de recursos entre os trabalhadores e servidores públicos.
O abono salarial é uma das modalidades desses programas. Ademais, consiste em uma quantia em dinheiro que é destinada aos trabalhadores que se enquadram nos critérios de elegibilidade estabelecidos pelo governo.
De acordo com informações disponibilizadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego, o pagamento do terceiro lote do abono salarial PIS/Pasep, relativo ao ano-base 2021, terá início no dia 17 de abril.
Na matéria de hoje do Notícias Concursos, apresentaremos o calendário oficial do PIS/Pasep e forneceremos informações detalhadas sobre como verificar os dados de recebimento do abono.
Segundo a pasta, o pagamento contemplará cerca de 4,7 milhões de trabalhadores de carteira assinada, nascidos em maio, bem como os servidores públicos que têm o número 3 e 4 de final de inscrição no Pasep, com um valor total aproximado de R$ 4,7 bilhões.
Calendário de pagamentos do PIS/Pasep
Veja a seguir o calendário dos pagamentos do PIS que já foram realizados e os que ainda serão feitos nos meses seguintes.
Nascimento em | Recebe a partir do dia |
Janeiro | 15 de fevereiro |
Fevereiro | 15 de fevereiro |
Março | 15 de março |
Abril | 15 de março |
Maio | 17 de abril |
Junho | 17 de abril |
Julho | 15 de maio |
Agosto | 15 de maio |
Setembro | 15 de junho |
Outubro | 15 de junho |
Novembro | 17 de julho |
Dezembro | 17 de julho |
Acompanhe a seguir o cronograma de pagamentos do Pasep que já foram feitos e os que ainda vão ser realizados nos próximos meses.
Final da inscrição | Recebe a partir do dia |
0 | 15 de fevereiro |
1 | 15 de março |
2 | 17 de abril |
3 | 17 de abril |
4 | 15 de maio |
5 | 15 de maio |
6 | 15 de junho |
7 | 15 de junho |
8 | 17 de julho |
9 | 17 de julho |
Como realizar a consulta ao PIS (pago pela Caixa)?
A consulta ao pagamento do PIS pode ser feita por:
- App Caixa Tem;
- App Caixa Trabalhador;
- Atendimento telefônico da Caixa: 0800-7260207;
- Aplicativo Carteira de Trabalho Digital;
- Portal gov.br.
Para realizar a consulta por meio da internet, basta seguir os passos a seguir:
- Acesse o portal do Governo Federal e clique em “Entrar com gov.br”;
- Efetue login com seu CPF e senha cadastrados no Portal Gov.br. Caso não tenha cadastro, é possível fazê-lo neste site;
- Em seguida, clique em “Abono Salarial”;
- Na próxima tela, aparecerá a informação se o trabalhador receberá ou não o benefício.
Para realizar a consulta pelo aplicativo, é necessário seguir os passos a seguir:
- No celular ou tablet, baixe o aplicativo Carteira de Trabalho Digital, caso não o tenha;
- Realize login com seu CPF e senha cadastrados no Portal Gov.br. Caso não tenha cadastro, é possível fazê-lo neste site;
- Na tela inicial, clique em “Abono Salarial – Consultar”. Caso a opção não apareça, clique no menu da parte de baixo da tela, depois, em “Benefícios e Abono Salarial”;
- Na próxima página, aparecerá a informação sobre os valores a receber.
Quem tem direito a receber o abono salarial do PIS/Pasep?
O abono salarial do PIS/Pasep é um benefício pago temporariamente ao trabalhador com carteira assinada e servidor público que atendam aos seguintes requisitos:
- Ter trabalhado com carteira assinada por menos 30 dias no ano-base;
- Ter recebido em média até dois intervalos mínimos por mês no período trabalhado;
- Estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
- Ter os dados atualizados na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), ocupado pelo empregador.
Vale ressaltar que o valor do abono é proporcional ao tempo trabalhado no ano-base e varia de acordo com o salário mínimo vigente. Para receber o benefício, o trabalhador deve se dirigir a uma agência da Caixa Econômica Federal (no caso do PIS) ou do Banco do Brasil (no caso do Pasep) com seus documentos de identificação e número do PIS/Pasep.