Saúde e Bem Estar

Saiba como viajar pode melhorar a sua criatividade

Você sabia que viajar pode melhorar a sua criatividade e fazer com que você seja uma pessoa muito mais proativa no dia a dia? Pois bem. Isso se deve ao fato de que a nossa mente precisa de estímulos (visuais, táteis, ambientais, etc.) para manter-se ativa e “crescente”.

Afinal, se ficamos muito tempo no tédio ou vivendo uma monotonia no trabalho, de onde tiraremos novas ideias?

Justamente pensando nesses apontamentos é que redigimos o conteúdo de hoje. Acompanhe e saiba porque você deve, a partir de agora, dar mais valor para as suas viagens.

Saiba como viajar pode melhorar a sua criatividade

Embora a nossa mente seja extremamente incrível e responsável por grandes inventos, ela não se desenvolve “do nada”. É preciso oferecê-la estímulos.

Se fosse possível expandir a mente diante da monotonia sem fim, as escolas de Educação Infantil não focariam em atividades sensoriais, musicais, etc. Apenas deixariam a mente… Crescer.

Porém, sabemos que não é assim que funciona. Precisamos, dessa forma, estimular a nossa criatividade para ter novas ideias, diariamente. E uma das formas de estimular a criatividade é justamente viajando.

A seguir você entenderá o porquê disso. Veja:

1- O contato com outras pessoas desenvolve a empatia e faz você ter novas experiências

Quando viajamos, automaticamente temos contato com pessoas bem diferentes de nós.

Aprendemos sobre o comportamento delas, observamos um estilo de vida diferente e, muitas vezes, nos sentimos parte daquilo. Afinal, criamos uma “rotina” para o dia a dia da viagem, vivendo novas experiências e formas de se portar.

Tudo isso faz com que sejamos muito mais empáticos e tenhamos uma nova visão de mundo. Percebemos que tudo que temos como “verdade absoluta” é, na realidade, apenas a nossa verdade. E que existem muitas outras.

Isso nos dá subsídios para enxergar o mundo de uma forma diferente, tendo novas maneiras de agir e pensar.

2- As culturas alheias são boas fontes de insights

Assim como o comportamento das pessoas pode nos ajudar a ter novas visões de mundo, a cultura alheia, por si só, também é uma ótima fonte de insights.

Desse modo, dizemos que viajar pode melhorar a sua criatividade a partir do momento que, diante de um desafio no seu cotidiano, você buscas informações e atitudes “emprestadas” de outro lugar, a fim de encontrar uma solução para você.

3- A quebra de padrão expande a mente e faz você pensar além

Muitas vezes, podemos nos deparar com algo completamente novo, quando viajamos. Isso promove a chamada “quebra de padrão”, fazendo com que aconteça uma verdadeira “ruptura” em nossa mente.

Essa ruptura nos faz entender que existe muita coisa nova para conhecer, aprender e viver, trazendo novas informações para a nossa mente e estimulando a nossa capacidade de buscar soluções fora da caixa.

4- Você terá um “estoque” de ideias muito maior

Por fim, podemos dizer que viajar pode melhorar a sua criatividade por justamente criar um “repertório” de conhecimento, em nossa mente, muito maior do que aquele que estávamos acostumados antes de conhecer algo novo.

Assim, temos mais subsídios para conectar informações em nosso cérebro, buscando novas formas de solucionar algo ou de agir em determinado contexto.

Por isso, se você quer ser uma pessoa criativa, experimente viajar mais! 😉