Vestibular Unicamp: assuntos de Língua Portuguesa mais cobrados
Os vestibulares e os exames nacionais sempre contam com questões sobre a Língua Portuguesa na composição de suas provas, já que o português brasileiro é a língua materna da maioria dos brasileiros e também o idioma oficial do país. Não é diferente no Vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
As provas do Vestibular Unicamp 2023 estão se aproximando, faltando pouco mais de um mês para a aplicação da 1ª fase. Pensando nisso, apresentamos abaixo os assuntos da disciplina de Língua Portuguesa mais cobrados no Vestibular da Unicamp. Veja a seguir.
Português no Vestibular Unicamp
As questões de Língua Portuguesa costumam aparecer na prova da Unicamp de forma contextualizada, então tópicos como Gramática, Léxico e Figuras de Linguagem são exigidos em itens que envolvem Interpretação de Texto. No entanto, é possível que tais assuntos apareçam de maneira independente.
Ainda assim a interpretação de texto é bastante recorrente nas questões de Língua Portuguesa da Unicamp. Portanto, os candidatos devem estudar e treinar bastante através da leitura e atividades de compreensão de texto.
Outro tópico muito recorrente na prova são os Movimentos Literários, tendo mais destaque o Pré-Modernismo, o Modernismo, o Realismo, o Barroco e o Naturalismo. Apesar de exigir que os candidatos dominem os períodos históricos mais marcantes da literatura brasileira, também pode aparecer nas provas questões sobre Literaturas Africanas em Língua Portuguesa. As provas podem conter questões com trechos de textos de Mia Couto e Paulina Chiziane, por exemplo, ambos escritores de países africanos.
A Literatura Contemporânea produzida no Brasil e a Teoria Literária também são tópicos comuns nas provas de português da Unicamp e estão presentes no conteúdo programático divulgado pela Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares) para esse ano.
Obras literárias
Além disso, a Unicamp costuma cobrar que os candidatos conheçam algumas obras literárias clássicas ou de destaque. De acordo com a Comvest, as obras literárias cobradas no Vestibular 2023 serão as seguintes:
- “Carta de Achamento do Brasil”, de Pero Vaz de Caminha;
- “Niketche – uma História de Poligamia”, de Paulina Chiziane;
- “Tarde”, de Olavo Bilac;
- “Bons dias”, de Machado de Assis;
- Sonetos escolhidos, de Luís de Camões;
- “Sobrevivendo no inferno”, de Racionais MC’s;
- “O seminário dos ratos”, de Lygia Fagundes Telles;
- “O marinheiro”, de Fernando Pessoa;
- “A falência”, de Júlia Lopes de Almeida;
- “O ateneu”, de Raul Pompeia.
Acesse o site da Comvest para mais informações sobre o Vestibular 2023.
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia também UEG divulgou a 3ª chamada de classificados no Vestibular 2022/2; saiba mais.