O Vestibular da Unicamp é organizado anualmente pela Comvest, Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp, e permite o ingresso dos candidatos aprovados à Universidade Estadual de Campinas.
O calendário da próxima edição do Vestibular da Unicamp já foi divulgado e é por isso que muitos estudantes estão preocupados em estudar da melhor forma possível nesta reta final rumo aos exames do processo seletivo.
Saiba que o Vestibular da Unicamp usa uma abordagem interdisciplinar em sua avaliação e, dessa forma, além das disciplinas tradicionais, a prova também inclui tópicos de atualidades, que busca avaliar o conhecimento dos estudantes sobre temas contemporâneos que são relevantes para a sociedade.
Para que você consiga se preparar da melhor forma possível, separamos um resumo com temas de atualidades que podem ser cobrados na prova do Vestibular da Unicamp 2024. Vamos conferir!
O Vestibular da Unicamp pode cobrar a Guerra entre a Rússia e a Ucrânia nas suas questões de atualidades, uma vez que o assunto ainda é muito recente. O conflito começou em 24 de fevereiro de 2022 e já provocou a morte de mais de 40 mil pessoas. Além disso, a guerra também fez com que mais de 8 milhões de refugiados ucranianos buscassem proteção em outros países.
Um dos motivos que provocaram a invasão do território da Ucrânia foi a possível entrada da Ucrânia na OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte). Mas, o governo russo declarou que o interesse do país é apenas o leste da Ucrânia, que abriga grupos separatistas
O termo “fake news” está sempre circulando nos jornais e na internet, sendo um dos assuntos mais discutidos por especialistas há alguns anos. Assim, é provável que o tema seja abordado por questões de atualidades da prova da Unicamp.
O termo é uma expressão em inglês que possui como significado “notícias falsas”. Esse tipo de notícia é divulgada como se fosse uma informação verdadeira e possui o objetivo de manipular um grupo de pessoas.
Esse fenômeno é caracterizado pela rápida divulgação das notícias, que acontece principalmente por meio do uso Internet e de aplicativos. Nos últimos anos, o fenômeno passou a ser um problema em todo o mundo, incluindo o Brasil, uma vez que a divulgação de fake news pode provocar consequências graves.
As questões da Unicamp podem ressaltar também o papel das redes sociais na difusão das fake news. As redes são usadas para a criação de perfis falsos, empregados na propagação das notícias falsas. Além disso, também foi observado o uso de bots para o compartilhamento rápido e imediato das fake news na Internet.
Os desastres ambientais foram pauta de diversos debates nos últimos meses e, por isso, podem ser cobradas pela prova da Unicamp.
O Vestibular da Unicamp pode incluir questões sobre o aumento das temperaturas e do nível do mar e o derretimento das geleiras em diversas regiões do mundo, incluindo o Brasil.
Dentro do tema dos desastres ambientais, a Unicamp pode abordar o Protocolo de Kyoto, criado na Convenção das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima, realizada na cidade de Kyoto, no ano de 1997. Esse foi o primeiro acordo mundial com o objetivo de reduzir a emissão dos gases estufa, prejudiciais para o planeta.
O protocolo também estimula a criação de formas de desenvolvimento sustentável. O acordo foi assinado por 84 países, incluindo o Brasil.
No Brasil, as mudanças climáticas forma responsáveis por desastres ambientais de grande escala. Podemos citar, por exemplo, as queimadas no Pantanal e a crise hídrica.
Além disso, o Brasil é um dos principais emissores de gases estufa de todo o mundo, o que tem gerado discussões sobre a responsabilidade brasileira na luta contra o aquecimento global.