Vestibular Unicamp 2024: confira quais são os livros que fazem parte da lista de leituras obrigatórias
A Unicamp, Universidade Estadual de Campinas é uma instituição de ensino superior pública que está localizada na cidade de Campinas. A universidade é considerada uma das melhores universidades do Brasil e também de toda a América Latina.
O vestibular da Unicamp, organizado pela Comvest, é sempre realizado em duas fases e é conhecido por ser muito concorrido. Devido ao grande número de oportunidades oferecidas pela instituição, não é de se surpreender que a Unicamp seja a meta de muitos vestibulandos de todo o Brasil.
O vestibular é composto por duas fases e em ambas estão presentes questões sobre os livros obrigatórios. A lista das obras é criada pela banca examinadora e liberada para o público no início do ano.
A lista de livros do vestibular 2024 (para aqueles que realizarão a prova em 2023 e ingressarão em 2024) irá contar com 9 obras ao todo.
Dessa forma, para te ajudar, o artigo de hoje separou uma lista com as obras que foram incluídas, mantidas e excluídas na lista.
É válido destacar que a leitura desses livros é de extrema importância, uma vez que questões sobre eles estarão presentes nas duas fases do vestibular (primeira e segunda).
Mudanças na lista de livros obrigatórios da Unicamp
Para as edições de 2024, 2025 e 2026, a Comvest decidiu diminuir o número de obras cobradas: de 10 para 9 livros.
Lista de livros obrigatórios da Unicamp: confira quais são eles
- A Tarde – de Olavo Bilac
- Olhos d`água – de Conceição Evaristo
- Carta de Achamento a el-rei D. Manuel – de Pero Vaz de Caminha
- Casa Velha – de Machado de Assis
- O Ateneu – de Raul Pompeia
- Niketche – uma História de Poligamia – de Paulina Chiziane
- Conto “Seminário dos ratos” – de Lygia Fagundes Telles
- Canções escolhidas – de Cartola (As canções escolhidas são: “Alvorada”, “As rosas não falam”, “Cordas de aço”, “Disfarça e chora”, “O inverno do meu tempo”, “O mundo é um moinho”, “Que é feito de você?”, “Sala de recepção”, “Silêncio de um cipreste” e “Sim”)
- Alice no país das maravilhas – de Lewis Carrol