Vestibular UFPR 2023: o que é cobrado na prova de Biologia?
Descubra o que é cobrado!
Vestibular UFPR 2023: programa da prova de Biologia
A Universidade Federal do Paraná, conhecida por meio da sigla UFPR, é uma universidade pública e que oferece um ensino de alto nível.
Se você quer entrar na UFPR pelo vestibular, você precisa ficar por dentro da estrutura das provas e, sobretudo, do conteúdo que será abordado pelas diferentes fases do processo seletivo.
Dessa maneira, para te ajudar, o artigo de hoje separou um resumo com o programa da prova de biologia do vestibular UFPR 2023. Confira!
Prova de Ciências da Natureza: Biologia
Uma das áreas do conteúdo abordado pelo vestibular da UFPR é aquela de Ciências da Natureza. Ela é formada por três sub-áreas:
- Biologia;
- Física;
- Química.
Vamos conferir o que é cobrado na prova de biologia, tanto na primeira como na segunda fase do processo seletivo.
Biologia Vestibular UFPR 2023: conteúdos
- Estrutura e função dos componentes das células;
- Organização molecular;
- Fisiologia celular;
- Ciclo de vida celular.
- Variedade dos seres vivos;
- Caracterização dos principais grupos de organismos;
- Tipos de reprodução;
- Desenvolvimento embrionário;
- Estrutura e função dos tecidos;
- Fisiologia animal e vegetal;
- Estudo das populações;
- Conceitos fundamentais da hereditariedade;
- Conceitos básicos de genética molecular e citogenética;
- Evolução;
- Origem da vida;
- Ecologia;
- Relações tróficas;
- Ecossistema;
- Ciclos biogeoquímicos;
- Bbiomas;
- Desequilíbrio ecológico e suas causas;
- Fluxo de matéria e energia;
- Saúde, higiene e saneamento básico;
- Principais endemias e epidemias e formas de combatê-las;
- Higiene pessoal e social;
- Noções de imunidade.
Biologia Vestibular 2023: o que é esperado dos candidatos?
Segundo o edital do vestibular da UFPR, a banca examinadora espera que os candidatos dominem os fundamentos da Biologia e compreendam a vida como manifestação de sistemas em constante interação com o meio ambiente. O candidato também deve ser capaz de reconhecer a ciência como uma atividade em transformação. Por fim, é necessário que ele seja capaz de entender impactos do desenvolvimento científico no meio ambiente.