A UERJ, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, é uma universidade pública do Rio de Janeiro e uma das mais prestigiadas instituições de toda a América Latina.
A universidade possui campi em oito cidades do estado do Rio de Janeiro e oferece diversas opções de cursos de nível superior muito conceituados, atraindo vestibulandos de todas as partes do Brasil.
Hoje, dia 09 de maio de 2023, é o último dia de inscrições para o vestibular 2023/2 via ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Para te ajudar, separamos um resumo com tudo que você precisa saber sobre esse processo seletivo para ainda fazer a sua inscrição. Vamos conferir!
Vestibular UERJ 2023/2 via ENEM: inscrições se encerram hoje
As inscrições para o vestibular 2023/2 da UERJ começaram no dia 26 de abril e poderão ser feitas até as 23h59 desta terça-feira, dia 9 de maio de 2023. Os candidatos interessados devem se inscrever exclusivamente de forma online no site do Sistema Vestibular UERJ.
Para começar a inscrição, os candidatos devem realizar um cadastro na plataforma. Além disso, é importante mencionar que os interessados deverão realizar o pagamento de uma taxa de inscrição de R$ 50 para participar do processo seletivo.
Conforme cronograma divulgado pela instituição, foi possível solicitar a isenção do pagamento em alguns casos: a solicitação poderia ser solicitada por candidatos que já concluíram o ensino médio e que têm renda per capita familiar igual ou menor a um salário mínimo. Os resultados das solicitações já foram divulgados em 24 de abril.
Vestibular UERJ 2023/2 via ENEM: processo seletivo
O vestibular 2023/2 da UERJ não prevê a aplicação de nenhum tipo de prova. Dessa maneira, os candidatos deverão usar a pontuação obtida no ENEM para participar da seleção.
Serão aceitas as pontuações obtidas nas edições de 2019, 2020, 2021 ou 2022. Além disso, os candidatos devem ter alcançado pelo menos 200 pontos em cada uma das quatro provas objetivas (Ciências Humanas e Suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias; Ciências da Natureza e Suas Tecnologias e Matemática, Códigos e Suas Tecnologias) e 300 pontos na prova de redação.
Ainda segundo informações divulgadas pela instituição, para cada uma das provas será atribuído um determinado peso que irá depender do curso escolhido pelo candidato. A lista com todos os pesos e cursos pode ser consultada no edital do vestibular da UERJ.
Vestibular UERJ 2023/2 via ENEM: oferta de vagas
O processo seletivo 2023/2 via ENEM foi criado para o preenchimento das vagas remanescentes oferecidas pela UERJ no vestibular 2023.
Por meio do vestibular via ENEM, estão sendo disponibilizadas 793 vagas nos seguintes cursos de graduação e campi da UERJ:
- Ciências Biológicas: São Gonçalo e Zona Oeste
- Engenharia Cartográfica: Rio de Janeiro
- Engenharia de Produção: Resende e Zona Oeste
- Engenharia Mecânica: Nova Friburgo e Resende
- Engenharia Química: Resende
- Estatística: Rio de Janeiro
- Física: Rio de Janeiro
- Geografia: Duque de Caxias e São Gonçalo
- História: São Gonçalo
- Letras: Português/Italiano: Rio de Janeiro
- Letras: Português/Inglês: São Gonçalo
- Letras: Português/Literaturas: São Gonçalo
- Matemática: Duque de Caxias, Rio de Janeiro e São Gonçalo
- Pedagogia: Duque de Caxias e São Gonçalo
- Tecnologia em Construção Naval: Zona Oeste
Vestibular UERJ 2023/2 via ENEM: divulgação dos resultados e matrículas
A divulgação dos resultados do vestibular irá acontecer no dia 9 de junho, enquanto o resultado final do vestibular 2023/2 será disponibilizado no dia 7 de julho de 2023. Os candidatos aprovados deverão realizar as próprias matrículas entre os dias 19 e 20 de julho de 2023.
Vestibular UERJ 2023/2 via ENEM: cotas
De acordo com o edital do vestibular 2023/2, a UERJ irá usar o sistema de cotas no processo seletivo.
Dessa forma, 20% do total das vagas será destinado para candidatos negros, indígenas e oriundos de comunidades quilombolas. Outros 20% das vagas estão reservados para os candidatos que estudaram na rede pública de ensino.
Por fim, 5% do total de vagas será reservado para pessoas com deficiência e filhos de policiais civis e militares, de bombeiros militares e de inspetores de segurança e administração penitenciária, mortos ou incapacitados em razão do serviço.