A UERJ, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, é uma instituição de ensino superior com sede principal na cidade do Rio de Janeiro/RJ.
A universidade possui campi em oito cidades do Rio de Janeiro e oferece diversas opções de cursos de nível superior, atraindo estudante de todo o Brasil.
Nesta sexta-feira, dia 09 de junho, a UERJ irá divulgar o resultado final do Vestibular 2023/2 via ENEM.
Dessa forma, para te ajudar a acessar o resultado e entender quais são os próximos passos no processo seletivo, o artigo de hoje separou um resumo completo com tudo que você precisa saber sobre o Vestibular UERJ 2023/2 via ENEM. Vamos conferir!
Vestibular UERJ 2023/2 via ENEM: resultado final será divulgado nesta sexta (09)
Nesta sexta-feira, dia 09 de junho, a UERJ irá divulgar o resultado final do Vestibular 2023/2 via ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).
Os candidatos poderão acessar a lista com o nome dos convocados diretamente na página dedicada ao vestibular da UERJ. Não será necessário fazer login com os dados pessoais para acessar o resultado final.
O resultado final foi elaborado com base nos recursos recebidos quanto ao resultado preliminar do Vestibular 2023/2, divulgado no dia 24 de maio de 2023.
Os candidatos convocados através do resultado final deverão realizar os procedimentos de matrícula entre os dias 19 e 20 de junho. A lista completa com os documentos necessários para matrícula na UERJ está disponível no edital do Vestibular 2023/2 via ENEM.
Vestibular UERJ 2023/2 via ENEM: funcionamento da seleção
O Vestibular 2023/2 da UERJ não prevê a aplicação de provas. Assim, os candidatos foram selecionados com base na pontuação obtida no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).
Foram aceitas as pontuações obtidas nas edições de 2019, 2020, 2021 ou 2022. Os candidatos deveriam ter alcançado pelo menos 200 pontos em cada uma das quatro provas objetivas (Ciências Humanas e Suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias; Ciências da Natureza e Suas Tecnologias e Matemática, Códigos e Suas Tecnologias) e 300 pontos na prova de redação.
Além disso, a nota final dos candidatos no processo seletivo foi calculada com base na atribuição de um peso específico para cada uma das provas do ENEM de acordo com o curso escolhido pelo candidato. A lista com todos os pesos e cursos está disponível no edital do vestibular da UERJ.
Vestibular UERJ 2023/2 via ENEM: vagas disponíveis
O processo seletivo 2023/2 via ENEM foi criado para o preenchimento das vagas remanescentes oferecidas pela UERJ no Vestibular 2023.
Por meio do Vestibular via ENEM 2023/2, foram disponibilizadas 793 vagas nos seguintes cursos de graduação e campi da UERJ:
- Ciências Biológicas: São Gonçalo e Zona Oeste
- Engenharia Cartográfica: Rio de Janeiro
- Engenharia de Produção: Resende e Zona Oeste
- Engenharia Mecânica: Nova Friburgo e Resende
- Engenharia Química: Resende
- Estatística: Rio de Janeiro
- Física: Rio de Janeiro
- Geografia: Duque de Caxias e São Gonçalo
- História: São Gonçalo
- Letras: Português/Italiano: Rio de Janeiro
- Letras: Português/Inglês: São Gonçalo
- Letras: Português/Literaturas: São Gonçalo
- Matemática: Duque de Caxias, Rio de Janeiro e São Gonçalo
- Pedagogia: Duque de Caxias e São Gonçalo
- Tecnologia em Construção Naval: Zona Oeste
Vestibular UERJ 2023/2 via ENEM: ações afirmativas
De acordo com o edital do vestibular 2023/2, a UERJ usou o sistema de cotas (ações afirmativas) para selecionar os candidatos através do processo seletivo.
Dessa forma, 20% do total das vagas será destinado para candidatos negros, indígenas e oriundos de comunidades quilombolas. Outros 20% das vagas estão reservados para os candidatos que estudaram na rede pública de ensino.
Por fim, 5% do total de vagas será reservado para pessoas com deficiência e filhos de policiais civis e militares, de bombeiros militares e de inspetores de segurança e administração penitenciária, mortos ou incapacitados em razão do serviço.