Redação do ITA: dicas incríveis para você
Todos nós sabemos que o vestibular do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) é um dos mais concorridos do Brasil. Assim, os candidatos que querem se destacar precisam conseguir uma boa pontuação na prova de redação do exame.
Dessa forma, se você deseja obter um alto desempenho e conseguir a tão sonhada vaga na instituição deve dominar a estrutura da redação cobrada. Para te ajudar, o artigo de hoje trouxe um resumo que irá te ajudar a entender como a redação do ITA deve ser feita. Confira!
Como funciona o vestibular do ITA?
O ITA é uma instituição de ensino superior da Força Aérea Brasileira. Novos estudantes podem entrar na instituição por meio de um vestibular dividido em quatro etapas de provas. As matérias cobradas em cada uma delas são: Física, Português e Inglês, Matemática e Química.
As provas de exatas contém 20 questões objetivas e 10 dissertativas, enquanto a de Português possui 20 objetivas além da redação. Já na parte de Inglês, você vai encontrar 20 exercícios.
Redação do ITA: como deve ser feita?
A redação pode ser um fator decisivo no vestibular do ITA, já que os candidatos normalmente focam nas disciplinas de exatas e deixam a redação em segundo plano.
Assim como a maioria dos vestibulares, a redação do ITA segue o modelo dissertativo-argumentativo. No exame, a banca da prova propõe um tema sobre o qual o aluno deve argumentar. Geralmente os temas tendem a exigir reflexões mais aprofundadas com argumentos que comprovem a tese apresentada.
Redação do ITA: critérios de avaliação
A redação do ITA é pontuada de 0 a 10 e obedece a quatro critérios. São eles:
- Tema (0 a 3 pontos)
- Tipo de texto (0 a 3 pontos)
- Coesão e coerência (0 a 2 pontos)
- Modalidade/conformidade com a norma padrão da Língua Portuguesa (0 a 2 pontos)