O vestibular da Fuvest, organizado pela Fundação Universitária para o Vestibular, é um dos mais disputados de todo o país e muito esperado por milhares de candidatos.
A Fuvest é uma fundação brasileira que possui a função de organizar o vestibular que permite o acesso dos candidatos aprovados à Universidade de São Paulo, a USP.
Você deve ter em mente que o vestibular é o alvo de milhares de vestibulandos brasileiros, o que faz com que ele seja muito concorrido. Dessa forma, se você quer conseguir um bom desempenho na prova da Fuvest, você deve estudar aquilo que pode ser cobrado pelo exame com maior atenção.
Assim, para te ajudar, o artigo de hoje trouxe um resumo completo com os tópicos que poderão ser cobrados pelas questões de história do Vestibular Fuvest 2024. Confira!
Vestibular Fuvest 2024: como são as questões de história?
No Vestibular da Fuvest, as questões de história estão presentes na primeira fase (questões de múltipla escolha) e podem também estar presentes na segunda fase, dependendo do curso escolhido pelo candidato. Se você optou pelo curso de Direito, por exemplo, então terá que responder questões de história também na prova dissertativa.
Lembre-se também de que a disciplina de história pode aparecer também em questões interdisciplinares da Fuvest, tanto na primeira como na segunda fase.
É importante ressaltar também que a prova de história do vestibular da Fuvest é conteudista e, assim, é importante que durante os seus estudos você preste atenção detalhes, como datas e nomes, uma vez que eles podem ser cobrados nas questões do exame.
Também é fundamental para a prova da Fuvest que você seja capaz de compreender o processo de um evento histórico: os antecedentes do acontecimento, os seus protagonistas, o seu contexto, o seu desenvolvimento e as suas consequências.
Por fim, não se esqueça de prestar muita atenção nos textos, tirinhas e imagens de apoio que poderão estar presentes nas questões. Esses elementos podem fornecer indicações valiosas sobre a direção que a sua resposta deve tomar.
Vestibular Fuvest 2024: tópicos que poderão ser cobrados
A disciplina de história no Vestibular da Fuvest é dividida em duas grandes áreas: história do Brasil e história geral.
Vamos conferir, a seguir, quais são os tópicos que podem ser cobrados pelas questões de história com base no conteúdo programático e com base no índice de frequência das edições passadas do processo seletivo.
História Geral:
- Antiguidade Oriental;
- Grécia Antiga;
- Roma Antiga;
- Surgimento do sistema feudal;
- O Absolutismo Monárquico;
- Antigo Regime;
- O Iluminismo francês;
- A Primeira Revolução Industrial;
- Imperialismo;
- Revolução Russa;
- Primeira Guerra Mundial;
- Crise de 1929;
- Regimes totalitários.
História do Brasil:
- Brasil Colônia (destaque para o funcionamento do Pacto Colonial);
- Segundo Reinado;
- Crise do Segundo Reinado;
- Mineração no século XVIII;
- República Oligárquica (destaque para a política do café-com-leite);
- Processo de abolição da escravidão no Brasil;
- Era Vargas;
- Populismo no século XX;
- Governo JK;
- Ciclo do Café.
Vestibular Fuvest 2024: cronograma e datas importantes
Todos os candidatos que quiserem participar do vestibular da Fuvest 2024 deverão pagar uma taxa de inscrição de R$ 191,00. O pagamento deverá ser realizado até o dia 7 de outubro de 2023.
Contudo, a Fuvest também oferece a possibilidade de solicitação da isenção. Todos os candidatos poderão solicitar a isenção até o dia 14 de julho de forma online por meio do preenchimento de um formulário eletrônico disponibilizado no site da Fuvest.
As inscrições para o Vestibular Fuvest 2024 ainda não estão abertas. Elas acontecerão entre os dias 17 de agosto e 6 de outubro de 2023.
O vestibular da Fuvest será dividido em duas etapas diferentes. Na edição 2024, as provas da primeira fase serão aplicadas no dia 19 de novembro de 2023. A segunda fase do exame, por sua vez, irá acontecer nos dias 17 e 18 de dezembro de 2023.
A primeira fase será composta por 90 questões de múltipla escolha (objetivas). A segunda fase será formada por 10 questões de Língua Portuguesa e uma redação (no primeiro dia de provas) e 12 questões de duas a quatro disciplinas específicas de acordo com o curso escolhido pelo candidato (no segundo dia de provas).