Todos nós sabemos que estudar para o vestibular é um processo complexo, longo e que pode ser também cansativo. Porém, os vestibulandos sabem que todo o esforço possui um objetivo bem definido: ingressar em uma universidade.
Contudo, existem alguns erros que podem atrapalhar o seu processo de estudos e preparação para o vestibular. Eles podem interferir no seu desempenho e, até mesmo, na sua aprovação.
Dessa maneira, para te ajudar, o artigo de hoje separou um resumo com os erros que devem ser evitados nos seus estudos. Vamos conferir!
Não ter um plano de estudos
Um dos erros mais comuns dos vestibulandos é tentar estudar para o vestibular sem um plano de estudos definido para os próprios objetivos.
Essa estratégia é extremamente ineficiente: perder tempo estudando assuntos irrelevantes, tópicos que não são abordados pela prova de seu interesse ou somente os assuntos que você gosta é um grande erro.
O plano de estudos possui a função de te ajudar a estudar todas as matérias e assuntos que podem ser cobrados pela prova que você irá fazer. Além disso, ele também deve conter a quantidade de horas que serão dedicadas a cada matéria e um cronograma que indique os dias e horários de estudo.
Dessa forma, podemos dizer que o plano de estudos é fundamental para que você consiga atingir todos os seus objetivos dentro da preparação para o vestibular.
Não separar um tempo para descansos
É comum encontrar estudantes que não incluem nenhum tipo de descanso na própria rotina de preparação para o vestibular.
Saiba que isso é um grande erro: o descanso é fundamental para que o seu aprendizado seja de fato eficiente. Assim, busque tirar pausas frequentes e dormir o suficiente para garantir um bom rendimento nos estudos.
Lembre-se também da importância do sono para o vestibulando: ele é fundamental para o bom funcionamento da memória e do raciocínio. É recomendável que o vestibulando durma cerca de oito horas por dia.
Ficar desmotivado
É normal ficar desmotivado, principalmente depois de logos períodos de estudo e preparação. Porém, manter a motivação e o foco nos objetivos é muito importante e pode fazer uma diferença enorme para o seu rendimento.
Para manter a motivação, defina metas realistas e comemore cada uma das suas conquistas: pode ser um simulado, um exercício, ou uma boa tarde de estudos
Não se esqueça também de evitar a comemoração com outras pessoas, uma vez que isso pode atrapalhar a sua própria motivação.
Não incluir exercícios e provas anteriores nos estudos
Estudar por meio da resolução de exercícios e de provas anteriores é muito eficiente, uma vez que irá te ajudar a fixar todo o conteúdo estudado e também a entender como o formato da prova em questão funciona.
Não cometa o erro de focar somente na teoria: os exercícios são fundamentais para a sua preparação. Assim, inclua um período de tempo específico no seu plano de estudos para a resolução de provas anteriores e também de questões sobre os mais variados assuntos.
Deixar a revisão de lado
Muitos estudantes cometem o erro de deixar as revisões frequentes de lado na hora de estudar para o vestibular. O problema é que isso pode te atrapalhar muito, uma vez que todos nós tendemos a esquecer aquilo que estudamos e, se você não revisar, não irá lembrar das matérias estudadas.
Assim, é fundamental que você inclua revisões periódicas nos seus estudos. Com isso, você irá fixar todo o conteúdo estudado e garantir uma preparação mais eficiente para a sua prova.
Gerenciar o tempo de forma equivocada
Os estudantes que vão prestar um vestibular devem ter em mente que o tempo pode ser um aliado ou um inimigo, dependendo da sua estratégia.
Nem sempre os estudantes têm muito tempo para estudar, o que significa que eles devem gerenciar o tempo disponível da melhor forma possível para garantir uma preparação adequada dentro das próprias possibilidades.