Vestibular EAD 2023: UECE divulga resultado preliminar da Redação

A Universidade Estadual do Ceará (UECE) divulgou o boletim de desempenho referente à prova de redação do Vestibular Especial EAD 2023, que seleciona novos alunos para ingresso em cursos de graduação ofertados na modalidade de Educação a Distância (EAD).

Os candidatos podem conferir o resultado preliminar da redação através do site da CEV (Comissão Executiva do Vestibular). É necessário clicar em “Boletim de Correção de edação” e, em seguida, fazer login com  Número de Pedido e a Senha fornecidos no ato da solicitação de inscrição.

Como o resultado é preliminar, caberá a interposição de recursos até as 17h do dia 30 de julho. Conforme as orientações do edital, os interessados poderão contestar o boletim de desempenho somente de forma virtual, por meio do site da CEV.

Após a análise dos recursos deve liberar o resultado final da redação e o resultado preliminar do Vestibular Especial EAD. A UECE ainda não informou a data de publicação do resultado final do processo seletivo, mas, na mesma data de divulgação, a CEV deve liberar as orientações para o registro acadêmico referente à primeira chamada. 

Os candidatos aprovados nesse processo seletivo ingressarão nos respectivos cursos no 2º semestre letivo deste ano, após o procedimento de matrícula. Entre os documentos solicitados pela UECE para o registro acadêmico estão o certificado de conclusão e o histórico escolar do Ensino Médio.

Vestibular Especial EAD 

Para fins de classificação dos inscritos, a UECE realizou a aplicação de provas compostas a partir dos componentes curriculares do Ensino Médio. As provas foram aplicadas no dia 9 de julho, nos municípios de Beberibe, Boa Viagem, Fortaleza, Iguatu, Itapipoca, Jaguaribe, Limoeiro do Norte, Quixeramobim, Russas e Tauá.

Conforme estabelecido no edital previamente, a avaliação contou com 45 (quarenta e cinco) questões objetivas de múltipla escolha e por uma proposta de redação em Língua Portuguesa. Nesse sentido, a composição da prova foi a seguinte:

  • 10 questões sobre Ciências Humanas;
  • 10 questões sobre Ciências da Natureza e Matemática;
  • 10 questões de Linguagens e Códigos.
  • Redação.
UECE publica resultado final do Vestibular 2023/2
UECE publica resultado da prova de redação do Vestibular Especial UAB 2023. Imagem: Fernanda Barros/O POVO

Oferta de vagas

De acordo com o edital, a oferta total da UECE é de 1.000 (mil) vagas para os cursos EAD (Educação a Distância) ofertados através do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). O edital estabelece ainda que o ingresso de novos alunos será no 2º semestre letivo deste ano.

O edital estabelece ainda que as oportunidades são para os cursos de Administração Pública, Ciências Contábeis e Pedagogia. As vagas estão distribuídas entre os polos de apoio presencial da UECE localizados em Beberibe, Boa Viagem, Caucaia Araturi, Fortaleza, Iguatu, Itapipoca, Jaguaribe, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape, Quixeramobim, Russas e Tauá.

A UECE reserva parte das vagas de acordo com a Lei de Cotas. Portanto, metade das vagas são para estudantes que cursaram todo o Ensino Médio em escolas da rede pública. Portanto, haverá recorte de renda e percentual de vagas exclusivo para estudantes que se autodeclaram pretos, pardos, indígenas (PPI) e para pessoas com deficiência (PcD).

Os aprovados dentro das vagas reservadas deverão comprovar os critérios indicados no edital antes da matrícula. A UECE deve liberar as orientações para o procedimento de heteroidentificação antes do período de matrícula. A universidade já estabeleceu a relação de membros que irão compor a comissão de heteroidentificação. 

Na última sexta-feira, dia 28 de julho, a CEV publicou também a a relação dos nomes dos candidatos considerados, em caráter definitivo, Pessoa com Deficiência concorrendo às vagas reservadas para este segmento do Vestibular Especial (UAB) 2023 da UECE.

Acesse o site da UECE para mais informações.

Leia também Uerj abre período de inscrição para 1.540 vagas em cursos de graduação, com ingresso em 2024; saiba mais

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.