A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) divulga nesta segunda-feira, dia 25 de setembro, o resultado preliminar dos pedidos de isenção do Vestibular Digital 2024. Desse modo, a partir de hoje os candidatos que solicitaram o benefício poderão conferir as respostas no site da Vunesp.
Como o resultado divulgado hoje (25) é preliminar, caberá a interposição de recursos. Os candidatos cujos pedidos forem indeferidos poderão contestar o resultado nos dias 26 e 27 de setembro, próxima terça e quarta-feira.
O procedimento deverá ser feito de forma virtual, exclusivamente por meio da Área do Candidato, usando o mesmo número de CPF da inscrição para acessar o sistema.
De acordo com o cronograma, após a análise dos recursos, a UFGD divulgará o resultado final dos pedidos de isenção da taxa no dia 5 de outubro. Os candidatos com pedidos deferidos estarão dispensados de pagar a taxa.
Critérios para a isenção da taxa
Conforme estabelecido no edital, a UFGD concederá a isenção para estudantes que tenham cursado o ensino médio na rede pública de ensino ou em escola particular na condição de bolsista. Além disso, é necessário se enquadrem em um dos seguintes grupos:
-
Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
-
Indígenas;
-
Quilombolas;
-
Pessoas com deficiência (PcD);
-
Transgêneros, travestis, transexuais e pessoas não-binárias.
Inscrições seguem abertas até 13 de outubro
O período de inscrição para o Vestibular Digital 2024 já está aberto. De acordo com o cronograma, a UFGD receberá as inscrições até 23h59 do dia 13 de outubro.
As inscrições estão sendo recebidas on-line, exclusivamente por meio do site da Fundação Vunesp, banca responsável por organizar e aplicar as provas do processo seletivo. No momento da inscrição, o candidato deverá escolher a opção de curso e indicar se deseja concorrer às vagas reservadas (cotas) ou em ampla concorrência.
O valor da taxa de inscrição é de R$ 120,00 (cento e vinte reais). Os candidatos não isentos deverão efetuar o pagamento da taxa até o dia 16 de outubro.
Vestibular Digital 2024: Provas
Conforme indicado no edital, a classificação dos candidatos será estabelecida a partir do desempenho por eles obtido em provas aplicadas de forma virtual, através da Fundação Vunesp.
A aplicação das provas está marcada para o dia 19 de novembro de 2023. O edital estabelece ainda que a aplicação acontecerá no período da tarde, a partir das 13h (horário oficial do Mato Grosso do Sul);
A avaliação será composta a partir dos componentes curriculares do Ensino Médio, com a seguinte composição:
- Prova discursiva de Redação em Língua Portuguesa;
- Prova objetiva: 25 questões de múltipla escolha sobre Língua Portuguesa, Língua Inglesa, História, Geografia, Biologia, Química, Física e Matemática.
Para que os candidatos conheçam a plataforma de aplicação, a UFGD vai ofertar um treinamento no dia 16 de novembro. A convocação para a prova sairá em 6 de novembro.
Vagas e resultados
Ao todo a UFGD está ofertando 354 vagas em cursos de graduação nas modalidades presencial e EAD (Educação a Distância). Os aprovados nesse processo seletivo ingressarão no 1º semestre letivo de 2024.
As vagas estão distribuídas entre os cursos de Artes Cênicas, Biotecnologia, Ciências Biológicas, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Engenharia Agrícola, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Aquicultura, Engenharia de Energia, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Física, Geografia, Gestão Ambiental, História, Letras, Letras-Libras (bacharelado), Matemática e Química.
De acordo com o cronograma, a divulgação do resultado das provas está prevista para 8 de janeiro. Já o resultado final, com a lista de convocados em 1ª chamada para as matrículas, sairá no dia 17 de janeiro.
Acesse o edital na íntegra para mais detalhes.
Leia também Unicamp divulga concorrência do Vestibular 2024; veja aqui os cursos mais concorridos; saiba mais.