O período de inscrição para o Vestibular de Inverno 2023 da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) está aberto. O processo seletivo contará com duas formas de seleção: aproveitamento das notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e provas online.
De acordo com o cronograma, o período de inscrição para a modalidade de seleção via provas online chega ao fim nesta segunda-feira, dia 13 de junho. Portanto, os interessados têm até as 23h59 de hoje para se inscrever.
Já as inscrições para a seleção via Enem seguem abertas até o dia 21 de junho de 2023. O candidato deve escolher a modalidade no momento da inscrição.
Como se inscrever?
As inscrições para ambas as modalidades do Vestibular de Inverno 2023 estão sendo recebidas de forma virtual. Portanto, para se inscrever, os interessados devem acessar o site da PUC-SP, escolher a modalidade de ingresso e preencher o formulário eletrônico de inscrição.
Após realizar a inscrição, o estudante deverá pagar a taxa de inscrição dentro do prazo estabelecido para realizar o cadastro. O valor da taxa de inscrição é de R$180,00 (cento e oitenta reais) para quem optar por fazer a prova online e R$70,00 (setenta reais) para quem se inscrever com a nota do Enem.
Seleção via Provas
De acordo com o cronograma, a PUC-SP aplicará as provas online no dia 18 de junho de 2023. Conforme estabelecido no Manual do Candidato, a composição das provas levará em conta os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.
Nesse sentido, os candidatos responderão provas objetivas nas seguintes áreas do conhecimento:
- Linguagem, Códigos e suas Tecnologias;
- Matemática e suas Tecnologias;
- Ciências Humanas e suas Tecnologias;
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
Além disso, a PUC-SP vai aplicar uma prova de redação em Língua Portuguesa. O candidato deverá produzir um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema proposto na avaliação.
Seleção via Enem
Conforme o edital do Vestibular de Inverno, os interessados na seleção via Enem poderão usar os desempenhos das edições do exame ocorridas a partir de 2017. Desse modo, poderão se inscrever nessa modalidade aqueles que tenham o Ensino Médio completo e que tenham feito o Enem 2017, 2018, 2019, 2020, 2021 e 2022.
O candidato é responsável por escolher e indicar a edição do exame que deseja usar nesse processo seletivo. Nesse sentido, é necessário informar o número de inscrição da edição respectiva.
Além disso, a PUC-SP estabeleceu como pré-requisito ter obtido a média mínima igual ou superior a 450 pontos em todas as provas. De acordo com o edital, serão consideradas as notas da prova de redação e também das provas de Linguagem, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
Cursos ofertados
Esse processo seletivo da PUC-SP visa o ingresso de novos alunos no segundo semestre letivo deste ano. Conforme indicado no Manual do Candidato, estão sendo ofertadas vagas para os cursos de Design, Relações Internacionais, Direito, Engenharia Biomédica, Engenharia Civil, Administração, Ciências Econômicas e Jornalismo.
Segundo avaliação do Ministério da Educação (MEC), a PUC-SP é a instituição privada melhor avaliada em todo o estado de São Paulo. Ao todo, a instituição de ensino superior conta com a oferta de 33 cursos de graduação, distribuídos em cinco campi.
Resultados
O resultado final do Vestibular de Inverno 2023, com a lista de aprovados em 1ª chamada, será publicado no dia 3 de julho de 2023. Os convocados deverão realizar as matrículas nos dias 4 e 5 de julho, com a entrega de todos os documentos exigidos no edital de forma virtual.
Acesse o site da universidade para mais informações.