O período de inscrição para o Vestibular de Inverno 2023 da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) já está aberto. A instituição já recebeu os pedidos de isenção da taxa de inscrição e, de acordo com o cronograma, o resultado preliminar das solicitações será liberado nesta segunda-feira, dia 8 de maio.
Desse modo, a partir de hoje os candidatos que solicitaram a isenção poderão conferir as respostas da Udesc através do site do Vestibular. Como o resultado publicado nesta segunda (8) é preliminar, caberá a interposição de recursos.
Os candidatos cujos pedidos de isenção forem indeferidos poderão interpor recursos até amanhã, dia 9 de maio, exclusivamente on-line. Após a análise dos recursos, a Udesc publicará o resultado final dos pedidos de isenção no dia 12 de maio de 2023.
Quem têm direito à isenção da taxa?
O edital do Vestibular de Inverno 2023 prevê a concessão da isenção para os candidatos que:
- estão inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais o Governo Federal (CadÚnico), cuja renda familiar mensal per capita seja inferior ou igual a meio salário-mínimo nacional;
- são doadores de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde.
Os candidatos cujos pedidos de isenção forem definitivamente negados deverão realizar o pagamento da taxa de inscrição dentro do prazo estabelecido, caso queiram participar da seleção.
Inscrições abertas
Como mencionado acima, as inscrições para o Vestibular de Inverno 2023 estão abertas. De acordo com o cronograma, os interessados terão até o dia 22 de maio para realizar as inscrições.
Para realizar o cadastro, é necessário acessar o site da Udesc e realizar o preenchimento do formulário eletrônico. Além dos dados pessoais, o formulário de inscrição solicita que o estudante escolha a opção de Língua Estrangeira (Inglês e Espanhol), a cidade para realização da prova, a opção de curso e se desejam participar do Programa de Ações Afirmativas.
Para efetivar o cadastro, os candidatos não isentos deverão pagar a taxa de inscrição até o dia 23 de maio. De acordo com o edital, a taxa de inscrição é no valor de R$ 110,00 (cento e dez reais).
Vestibular de Inverno 2023
Para a classificação dos candidatos, esse processo contará com duas modalidades de seleção: aplicação de provas e análise do histórico escolar. De acordo com o edital, é possível se inscrever para as duas modalidades simultaneamente, aumentando as chances de aprovação.
Para a seleção via análise do Histórico Escolar do Ensino Médio, as inscrições são gratuitas. Essa modalidade exige o envio do documento com o registro das notas.
Provas
A aplicação das provas está marcada para o dia 25 de junho de 2023 e acontecerá em dois turnos, das 9h às 12h30 e das 15h às 19h30. De acordo com o cronograma, a consulta dos locais de prova ficará disponível a partir do dia 15 de junho.
Conforme indicado no edital, o exame contará com 100 questões objetivas sobre conteúdos das disciplinas ministradas durante o Ensino Médio (Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, Física, Matemática, Química, Biologia, Geografia e História) e com uma prova de redação em Língua Portuguesa.
Obras literárias
- “O conto da mulher brasileira” – de Edla van Steen;
- “Cemitério dos Vivos” – de Lima Barreto;
- “Memórias Póstumas de Brás Cubas” – de Machado de Assis;
- “Melhores Poemas” – de Paulo Leminski;
- “Os milagres do cão Jerônimo” – de Péricles Prade.
Vagas e resultados
Ao todo, a Udesc está ofertando 1.188 vagas para ingresso em 39 opções de cursos de graduação presenciais e na modalidade de Educação a Distância (EAD). Do total das vagas, 829 são para o vestibular tradicional, enquanto outras 394 vagas são para a seleção por histórico do ensino médio.
A publicação do resultado final do Vestibular de Inverno 2023 está marcada para o dia 12 de julho. Na mesma data a UDESC deve divulgar a convocação em 1ª chamada e as orientações para as matrículas.
Para mais informações, acesse o edital ou o site da Udesc.