A Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) anunciou nesta semana que vai adiar o seu vestibular para o primeiro semestre de 2021 em razão da pandemia do novo coronavírus. As novas datas ainda serão divulgadas pela instituição.
A UERJ possui um vestibular próprio, e, diferentemente da UFRJ e da UFF, não usa o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e nem o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) para acesso dos candidatos. A instituição também seleciona candidatos que queiram ingressar para o Corpo de Bombeiros.
Na primeira etapa do vestibular, a UERJ costuma aplicar dois exames de qualificação. Mas com a mudança ocasionada pela crise sanitária, ainda não está definido se será realizado apenas um. A prova discursiva, que compreende a segunda etapa, está mantida.
Com relação às chamadas para reclassificações e remanejamentos, a UERJ analisa uma forma para essas etapas ocorram nesse período “sem prejuízo à saúde dos candidatos e dos servidores da instituição”.
Inclusão digital
A UERJ está fazendo um levantamento sobre as condições sociais e digitais de seus alunos, para aproximá-los da instituição, neste período de isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus.
O estudo pretende ainda subsidiar políticas que promovam a inclusão, estabelecendo uma rotina de comunicação por meios digitais, como explica o professor do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ, Luiz Augusto Campos.
O professor também ressalta que grande parte das profissões exige competências relacionadas ao mundo digital. Por isso, é urgente e necessário promover a inclusão digital de todos os alunos, ampliando o conhecimento e preparando-os para o atual mercado de trabalho.
Os alunos interessados em participar do levantamento, devem responder a um questionário, no endereço inclusaodigital.uerj.br/saiba-mais.