O livro Dois Irmãos, escrito pelo manauense Milton Hatoum, escritor, tradutor e professor brasileiro radicado em São Paulo, foi publicado em 2020.
A obra, que é o segundo romance do autor, foi ganhadora do Prêmio Jabuti em 2001 e atualmente está presente em diversas listas de livros cobrados nos vestibulares de todo o país.
O romance narra história de ódio familiar. Como o próprio título explicita, aborda a relação (ou a ausência dela) entre dois irmãos de uma família cuja ascendência é libanesa, mas que vive em Manaus.
Desse modo, o romance ambientado em Manaus, tem como narrador personagem Nael, filho bastardo de um dos gêmeos com a empregada Domingas. No entanto o romance é centrado nos dois irmãos gêmeos: Yaqub, o mais velho dos gêmeos, e Omar, o caçula. Além destes, são personagens também Halim e Zaina, pais dos gêmeos, e Rânia.
O objetivo de Nael é justamente descobrir qual é o seu pai biológico, desse modo, sua presença como narrador personagem só fica evidente na segunda metade do livro.
A narração dos acontecimentos familiares, que se passa no século XX e compreende os anos 1910 a 1960, é repleta de drama familiar e de duelo fraternal.
Desse modo, Dois Irmãos é possui muitos tons psicológicos, levando o leitor a compartilhar as incertezas do narrador. O ódio, o ciúme, a inveja, o desejo e a morte são temas muito presentes nesta obra de Hatoum.
Adaptações Dois Irmãos
Além de já ter sido adaptado para o teatro, o texto de Dois Irmãos foi também adaptado para a televisão. Desse modo, a obra foi adaptada pela rede Globo para virar uma minissérie com título homônimo, cujo roteiro foi escrito por Maria Camargo. A minissérie foi ao ar em 2017.
O livro também foi adaptado para uma história em quadrinhos. Em 2015, os também gêmeos Fábio Moon e Gabriel Bá transformaram o romance em uma graphic novel, que foi lançada no Brasil, na França e também nos Estados Unidos. A obra recebeu o Prêmio Eisner de 2016 de melhor adaptação.
Essas duas adaptações são uma ótima alternativa para conhecer a obra.
Gostou deste artigo? Deixe seu comentário.