A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) divulga nesta terça-feira, dia 22 de agosto, o resultado preliminar dos pedidos de isenção da taxa de inscrição referente ao Vestibular 2024. Desse modo, os candidatos que solicitaram o benefício podem conferir o resultado no Portal da UFGD.
Conforme indicado no edital, como esse resultado é preliminar, caberá a interposição de recursos nos dias 23 e 24 de agosto, essa quarta e quinta-feira. A contestação deverá ser feita on-line, por meio do site da universidade, segundo as especificações do edital.
Após a análise dos recursos, a UFGD publicará o resultado final das isenções na próxima sexta-feira, dia 25 de agosto.
Puderam solicitar o benefício da isenção da taxa de inscrição os candidatos que se encaixam em um dos seguintes grupos:
- inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e para quem possui renda familiar igual ou menor que um salário-mínimo e meio por pessoa, agora também podem solicitar a isenção todas as pessoas que estão cursando, em 2023, o terceiro ano do ensino médio em escola pública;
- estudantes que tenham estudado todo o ensino médio em escola pública ou tenham sido bolsista integral em escola privada e é indígena, quilombola, pessoa com deficiência, transexual, transgênero, travesti ou não binário;
- estrangeiros que estão no Brasil na condição de refugiado, asilado, apátrida ou com qualquer outro visto de acolhida humanitária.
Vestibular UFGD 2024: Inscrições abertas
O período de inscrição para o Vestibular 2024 já está aberto. De acordo com o edital de abertura, a UFGD receberá as inscrições até as 23h59 do dia 1º de setembro de 2023. As inscrições devem ser feitas virtualmente, por meio do preenchimento de formulário eletrônico, disponível no Portal da UFGD.
No ato da inscrição, o candidato deverá informar todos os dados pessoais, escolares e de contato. Além disso, é necessário escolher uma opção de curso de graduação.
Vestibular UFGD 2024
Para fins de classificação dos inscritos, a UFGD aplicará uma avaliação composta a partir dos componentes curriculares do Ensino Médio. De acordo com o cronograma, a aplicação das provas está marcada para o dia 22 de outubro, para o período da tarde, das 13h às 18h30 (horário do Estado de Mato Grosso do Sul).
Os candidatos responderão uma prova objetiva composta por questões de múltipla escolha e uma prova de redação em Língua Portuguesa. Serão 60 questões objetivas abarcando conteúdos das seguintes áreas:
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: 20 questões;
- Ciências Humanas e suas Tecnologias: 14 questões;
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias: 18 questões;
- Matemática e suas Tecnologias: 8 questões.
Conforme indica o edital, os locais de prova serão nas cidades de Campo Grande, Dourados, Nova Andradina, Três Lagoas e Naviraí. Os candidatos poderão consultar os locais de prova a partir do dia 9 de outubro, através do Portal UFGD.
Para a prova do Vestibular 2024, a universidade recomenda a leitura das seguintes obras literárias:
- “Sagarana”, de João Guimarães Rosa;
- “A Chave de Casa”, de Tatiana Salem Levy;
- “Torto Arado”, de Itamar Vieira Júnior;
- “Poesia Matemática”, de Millôr Fernandes;
- “A Solidão e a Sozinhez”, de Humberto Wernecki.
Vagas e resultados
Ao todo, a UFGD está ofertando 786 vagas através do Vestibular 2024. As oportunidades são para 32 opções de cursos de graduação presencial. Haverá reserva de parte das vagas para estudantes de escolas públicas, de acordo com a Lei de Cotas. Portanto, há percentual de vagas para pretos, pardos, indígenas e para pessoas com deficiência (PcD).
Segundo o cronograma, a divulgação do resultado final está prevista para o dia 15 de dezembro, enquanto as orientações para as matrículas serão liberadas em 17 de janeiro de 2024.
Acesse o edital de abertura para mais informações.
Leia também UFRGS publica edital do Vestibular 2024 com principais datas e regras; saiba mais.