Vestibular 2024: UESB encerra prazo para pedidos de isenção da taxa
A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) está com inscrições abertas para o seu Vestibular 2024. O processo seletivo visa o ingresso de novos alunos no primeiro semestre letivo do próximo ano, com o preenchimento de centenas de vagas em cursos de graduação de diversas áreas.
De acordo com o edital, a taxa de inscrição é no valor de R$ 110,00 (cento e dez reais). A UESB prevê a concessão da isenção do pagamento da taxa. O período para solicitar a isenção chega ao fim na próxima terça-feira, dia 10 de outubro.
Veja a seguir quais são os critérios para conseguir a gratuidade na inscrição e como solicitar o benefício!
Critérios de isenção
Conforme estabelecido no edital do Vestibular 2024, poderão solicitar a isenção da taxa de inscrição os candidatos que atenderem aos seguintes critérios:
- Estudantes que concluíram o Ensino Fundamental e Médio em instituições públicas (sejam elas municipais, estaduais ou federais).
- Servidores da Uesb e seus familiares diretos (esposa(o) e filhos).
- Funcionários de empresas terceirizadas em serviço para a Uesb.
- Estagiários de nível médio da Uesb.
- Servidores de outras Universidades Estaduais da Bahia e seus dependentes diretos.
Como solicitar a isenção?
Ainda de acordo com o edital, a solicitação deve ser feita diretamente no Portal do Vestibular UESB ou por meio do site do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação (IDCAP), organização responsável pelo processo seletivo.
Lembrando que a solicitação de isenção ocorre simultaneamente ao processo de inscrição. Portanto, os candidatos interessados devem se inscrever e solicitar o benefício até 10 de outubro.
Inscrições abertas
De acordo com o cronograma do Vestibular 2014, a UESB receberá as inscrições via Internet. Portanto, os interessados em participar da seleção devem acessar o site da UESB e realizar o preenchimento de formulário eletrônico. Para realizar a inscrição, os candidatos devem preencher o formulário eletrônico de inscrição.
No ato da inscrição, além de informar todos os dados pessoais, escolares e de contato, os candidatos deverão escolher uma opção de curso de graduação e informar se desejam concorrer às vagas ofertadas em ampla concorrência ou através do sistema de cotas.
É também durante a inscrição que o candidato deve escolher a opção de língua estrangeria para a prova. Após preencher e enviar as informações, os candidatos não isentos deverão pagar a taxa de inscrição para efetivar o cadastro.
Vestibular Uesb 2024: Provas
Para estabelecer a classificação dos candidatos, a UESB aplicará provas de forma presencial. A universidade aplicará provas compostas a partir dos componentes curriculares do Ensino Médio.
As provas do Vestibular 2024 estão marcadas para os dias 3 e 4 de dezembro de 2023. Haverá locais de prova nas cidades para as quais há oferta de vaga: Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista, localizadas no interior do Estado da Bahia.
Conforme estabelecido no edital, a avaliação contará com 85 questões objetivas e com uma prova de redação em Língua Portuguesa. Desse modo, a aplicação está distribuída da seguinte maneira:
- 3 de dezembro: questões de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Língua Estrangeira e Matemática e Redação;
- 4 de dezembro: provas de Ciências Humanas (História, Geografia e Conhecimentos Contemporâneos) e Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia).
Vagas e resultados
A oferta total da UESB é de 992 vagas, sendo 559 vagas para o primeiro semestre letivo, enquanto outras 393 vagas são para o segundo semestre letivo. As oportunidades estão distribuídas entre os campi de Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista.
A universidade reserva metade (50%) das vagas para o sistema de cotas, sendo 70% desse percentual para negros e 30% para os demais, além de vagas adicionais para quilombolas, indígenas, pessoas com deficiência e travestis e transexuais.
A UESB publicará o resultado do Vestibular 2024, com a lista de convocados em 1ª chamada no dia 19 de dezembro.
Leia também Inep inicia período para a adesão das instituições ao Enem PPL 2023; saiba mais.