O ITA, Instituto Tecnológico de Aeronáutica, é uma instituição de ensino superior pública renomada da Força Aérea Brasileira (FAB) que foi criada no ano de 1950.
O vestibular que permite o ingresso dos candidatos selecionados ao ITA é um dos mais concorridos do país. Nesta semana, a instituição divulgou o resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição do Vestibular 2024 enviados pelos estudantes.
Para que você possa acessar o resultado e entender quais são os próximos passos no processo seletivo, o artigo de hoje separou um resumo completo com tudo aquilo que você precisa saber sobre o Vestibular 2024 do ITA. Vamos conferir!
Vestibular ITA 2024: resultado dos pedidos de isenção é liberado
Todos os candidatos que quiserem participar do vestibular devem pagar uma taxa de inscrição. Porém, o ITA também ofereceu a possibilidade de solicitar a isenção do pagamento de forma online por meio do site do vestibular até o dia 19 de maio de 2023.
Para solicitar o benefício, os candidatos deviam fazer parte de uma das seguintes categorias:
- Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), cuja renda familiar mensal per capita seja inferior ou igual a meio salário-mínimo nacional;
- Doadores de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde
Além disso, o edital da isenção deixa claro que os candidatos não podem ser treineiros para solicitar a isenção. Sendo assim, o benefício só pode ser solicitado por candidatos portadores de Certificado de Conclusão do Ensino Médio (ou equivalente) ou por aqueles que estejam cursando o último ano do Ensino Médio no ano de 2023.
Os resultados dos pedidos de isenção foram divulgados nesta semana. A lista com os nomes dos que receberam o benefício já pode ser acessada pelos candidatos na página dedicada ao Vestibular 2024 do ITA.
Segundo as informações divulgadas, o ITA não irá aceitar pedidos de recursos ou revisões do resultado da isenção.
Além disso, é válido destacar que a aprovação da isenção do pagamento não dispensa o candidato de realizar a própria inscrição no vestibular a partir do dia 01 de junho de 2023.
O ITA também deixa claro que os candidatos que contemplados com a isenção para o Vestibular 2024 que não comparecerem a uma das fases do processo seletivo serão penalizados e não poderão mais enviar pedidos de isenção nas próximas edições do vestibular.
Vestibular ITA 2024: informações sobre o vestibular
As inscrições para o vestibular do ITA ainda não estão abertas, mas acontecerão entre os dias 01 de junho e 15 de julho de 2023.
Conforme divulgado, o Vestibular 2024 do ITA tem o objetivo de preencher as vagas para o 1º ano do Curso Fundamental do Curso de Graduação em Engenharia do ITA e ao CPOR (Curso de Preparação de Oficiais da Reserva). O vestibular será dividido em 3 fases diferentes:
- Primeira fase: exame de escolaridade com questões de múltipla escolha sobre Matemática, Física, Química, Português e Inglês. A prova será aplicada no dia 08 de outubro de 2023;
- Segunda fase: exclusiva para os candidatos aprovados na primeira fase. Será composta por questões dissertativas de matemática, Química e Física e por uma redação. Será aplicada nos dias 07 e 08 de novembro de 2023.
A terceira fase será composta pela Inspeção de Saúde, Análise Psicológica, Exame Toxicológico e Heteroidentificação.
Vestibular ITA 2024: locais de prova
A aplicação das provas do ITA irá acontecer em diversas cidades brasileiras. Confira quais são elas a seguir:
Norte:
- Belém;
- Manaus;
- Natal.
Nordeste:
- Fortaleza;
- Recife;
- Salvador;
- São Luís;
- Teresina;
- Vitória.
Centro-Oeste:
- Brasília;
- Goiânia;
- Cuiabá;
- Campo Grande.
Sul:
- Curitiba;
- Londrina;
- Porto Alegre.
Sudeste:
- Belo Horizonte;
- Campinas;
- Juiz de Fora;
- Ribeirão Preto;
- Rio de Janeiro;
- São José dos Campos;
- São José do Rio Preto;
- São Paulo.
Vestibular ITA 2024: lista de livros obrigatórios
A próxima edição do vestibular do ITA separou uma lista de livros obrigatórios que devem ser lidos pelos candidatos. Confira quais foram as obras selecionadas pelos organizadores:
- A falecida – Nelson Rodrigues. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2013;
- A falecida – Direção de Leon Hirzsman, roteiro de Eduardo Coutinho, com base na peça de Nelson Rodrigues. Brasil, 1965, 90min;
- Nós matamos o cão tinhoso! – Luís Bernardo Honwana. São Paulo: Editora Kapulana, 2017;
- O avesso da pele – Jeferson Tenório. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.