Vestibular 2024: IME abre prazo para pedidos de isenção
O Instituto Militar de Engenharia (IME) abre nesta segunda-feira, dia 5 de junho, o prazo para pedidos de isenção da taxa de inscrição referente ao Vestibular 2024. De acordo com o cronograma do processo seletivo, as solicitações poderão ser feitas até o dia 9 de junho de 2023.
Como acontece tradicionalmente, o requerimento da isenção da taxa deve ser feito de forma virtual, exclusivamente por meio do site do IME. Conforme estabelecido no edital, têm direito ao benefício os candidatos que seja:
- I – dependente de ex-combatente falecido ou incapacitado em ação ou em consequência de participação na Força Expedicionária Brasileira (FEB) ou em operações de guerra da Marinha Mercante;
- II – membro de família de baixa renda e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
- III – doador de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde.
É necessário enviar os documentos solicitados no edital para a comprovação dos critérios. Conforme indica o documento, a solicitação da isenção não concede automaticamente ao candidato o benefício, de modo que o IME fará uma análise dos documentos para conceder o benefício.
De acordo com o cronograma do Vestibular 2024, a publicação do resultado da isenção está prevista para o dia 23 de junho.
Vestibular 2024: inscrições abertas
O período de inscrição para o Vestibular 2024 do IME já está aberto. Os interessados poderão realizar o cadastro até o dia 10 de julho de 2023, por meio do preenchimento de formulário eletrônico disponível no site do IME.
Para efetivar o cadastro, os candidatos não isentos deverão realizar o pagamento da taxa de inscrição, cujo valor será de R$ 140,00 (cento e quarenta reais).
Fases
O Exame Intelectual, primeira etapa do Concurso de Admissão do IME, consiste na aplicação de provas sobre assuntos referentes ao Ensino Médio em duas fases.
De acordo com o cronograma, a aplicação das provas da 1ª fase do Exame Intelectual está marcada para o dia 24 de setembro de 2023. A avaliação dessa fase contará com questões objetivas sobre as disciplinas de Matemática, Física e Química.
O IME deve divulgar os gabaritos definitivos das questões objetivas até o dia 6 de outubro, enquanto o resultado da 1ª fase está previsto para sair até o dia 9 de outubro.
A aplicação das provas da 2ª fase do Exame Intelectual acontecerá nos dias 23, 24, 25 e 26 outubro de 2023, quatro dias consecutivos. A divulgação das notas obtidas pelos candidatos nessa 2ª fase está prevista para o dia 5 de dezembro.
A aplicação das provas acontecerá em mais de 15 cidades brasileiras, com locais de prova em todas as regiões do país.
Resultados
A publicação do resultado preliminar do Exame Intelectual está prevista para o dia 7 de dezembro de 2023. Os aprovados serão convocados pelo IME até 21 de dezembro de 2023 para as seguintes etapas: Inspeção de Saúde, Exame de Aptidão Física e Avaliação Psicológica.
De acordo com o cronograma, o IME realizará a Inspeção de Saúde, Exame de Aptidão Física e Avaliação Psicológica acontecerá nos dias 15 e 16 de janeiro de 2024.
Cursos ofertados
O IME oferta vagas para diversos cursos de Engenharia. Nesta edição, os candidatos podem concorrer a vagas para os seguintes cursos:
- Engenharia Eletrônica;
- Engenharia de Comunicações;
- Engenharia Mecânica; Engenharia Química;
- Engenharia Cartográfica;
- Engenharia de Computação;
- Engenharia de Fortificação e Construção;
- Engenharia de Materiais.
Conforme o Instituto, parte das vagas será para a Ativa e outra parte para a Reserva. Poderão concorrer às vagas da Ativa estudantes que pretendem seguir a carreira militar. Além disso, é necessário ter idade entre 16 e 22 anos no ano da matrícula.
Os estudantes que não pretendem seguir a carreira militar podem concorrer às vagas da Reserva. Para essas vagas, é necessário ter entre 16 e 21 anos.
Acesse o site do IME para mais informações.
Leia também Inep abre período de inscrição para o ENEM 2023 nesta segunda-feira (5); veja como se inscrever.