Vestibular 2023: ITA reabre período de inscrição para inserir pessoas com deficiência - Notícias Concursos

Vestibular 2023: ITA reabre período de inscrição para inserir pessoas com deficiência

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) anunciou na última semana que passará a aceitar pessoas com deficiência em seus processos seletivos. Nesta segunda-feira, dia 19 de setembro, as inscrições do Vestibular 2023 foram reabertas para que os candidatos com deficiência possam se inscrever nesta edição.

Anteriormente, os candidatos com deficiência física não podiam participar do vestibular do ITA devido às condições de saúde. 

De acordo com o cronograma, os interessados poderão se inscrever no Vestibular 2023 até o dia 27 de setembro, por meio do site do Instituto. Conforme o edital, os candidatos deverão realizar o pagamento de uma taxa de inscrição no valor de R$ 195.

Os estudantes que são inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal, cuja renda familiar mensal per capita seja inferior ou igual a meio salário-mínimo nacional, e aqueles que são doadores de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde poderão solicitar a isenção da taxa.

Os pedidos de isenção serão recebidos até o dia 27 de setembro. A divulgação do resultado das solicitações está prevista para o dia 28 seguinte.

Seleção 

Segundo o edital, a oferta total do ITA é de 150 vagas, sendo 114 para Reserva e 36 para Ativa. A seleção para o preenchimento das vagas conta com exames de escolaridade e com exame médico.

No exame de escolaridade, os candidatos respondem avaliações sobre conteúdos do ensino médio. A aplicação da prova da 1ª fase está prevista para o dia 16 de outubro, enquanto as provas da 2ª fase estão marcadas para os dias 8 e 9 de novembro. A 3ª fase consiste em um exame de inspeção de saúde.

Conforme o edital, as provas da 1ª fase contam com 70 questões objetivas das disciplinas de Matemática, Física, Química, Língua Portuguesa e Inglês. O ITA vai cobrar as seguintes obras literárias: “Os Ratos”, de Dyonelio Machado, “Antologia Poética”, de Carlos Drummond de Andrade; e “Contos novos”, de Mário de Andrade

O exame da 2ª fase será constituído por 10 questões dissertativas de Matemática, 10 questões de Química, 10 questões de Física e por uma prova de Redação em Língua Portuguesa.

Veja mais informações no site do ITA.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também UEPG abre hoje o período de inscrição para Vestibular 2022; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?