O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) divulgou nesta sexta-feira, dia 7 de outubro, os locais de prova da 1ª fase do Exame de Escolaridade referente ao Vestibular 2023. Os inscritos podem consultar onde farão as provas através do site do ITA.
De acordo com o edital, os locais de prova da 1ª fase serão nas seguintes cidades: Belém, Natal, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Recife, Campinas, Ribeirão Preto, Campo Grande, Rio de Janeiro, Cuiabá, São José dos Campos, Curitiba, São José do Rio Preto, Fortaleza, Salvador, Goiânia, São Luís, Juiz de Fora, São Paulo, Londrina, Teresina, Manaus e Vitória.
As provas da 1ª fase serão aplicadas no dia 16 de outubro, das 13h às 18h. Ainda segundo o edital, as provas da 1ª fase serão constituídas por 70 questões objetivas de Matemática, Física, Química, Língua Portuguesa e Inglês.
Para as questões de Língua Portuguesa, o ITA recomenda a leitura dos seguintes livros: “Os Ratos”, de Dyonelio Machado, “Antologia Poética”, de Carlos Drummond de Andrade; e “Contos novos”, de Mário de Andrade.
A 2ª fase é exclusiva para os candidatos aprovados na etapa anterior. Conforme o cronograma, a aplicação da 2ª fase está prevista para os dias 8 e 9 de novembro, no período das 13h às 17h. O exame da 2ª fase será constituído por 10 questões dissertativas de Matemática, 10 questões de Química, 10 questões de Física e por uma prova de Redação em Língua Portuguesa.
Os candidatos aprovados no Exame de Escolaridade deverão passar ainda pela etapa de Inspeção de Saúde.
De acordo com o edital, a oferta total do ITA é de 150 vagas. Dentre as vagas, 114 são para Reserva, para aqueles que desejarem cursar a graduação como civis, e 36 para Ativa, para os estudantes que optarem por realizar o curso seguindo a carreira militar no Quadro de Oficiais Engenheiros (QOEng). Para estudar no Instituto, é pré-requisito ser brasileiro nato.
Acesse o edital para mais informações.
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia também IFES encerra nesta sexta (7) as inscrições do Processo Seletivo 2023; saiba mais.