O período de inscrição do para o Vestibular 2023 do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) termina nesta terça-feira, dia 27 de setembro. Após o período regular de inscrição, o Instituto reabriu as inscrições para a inclusão de candidatos com deficiência.
Tradicionalmente, pessoas com deficiência não podiam participar das seleções do ITA devido às condições de saúde. No entanto, na última semana, o Instituto decidiu incluir esses candidatos e reabriu o período de inscrição.
Desse modo, os interessados poderão se inscrever até amanhã. Também termina na terça-feira (27) o prazo para que inscritos no CadÚnico solicitem a isenção, que deve ser solicitada no ato de inscrição. A divulgação do resultado está prevista para 28 de setembro, próxima quarta.
As inscrições devem ser feitas online, exclusivamente por meio do site do ITA. De acordo com o edital, o valor da taxa de inscrição é de R$ 195,00.
Provas
A seleção dos inscritos é feita em duas fases. A aplicação da prova da 1ª fase está prevista para o dia 16 de outubro, das 13h às 18h. Já as provas da 2ª fase estão marcadas para os dias 8 e 9 de novembro, das 13h às 17h. A 3ª fase consiste em um exame de inspeção de saúde.
As provas da 1ª fase contam com 70 questões objetivas das disciplinas de Matemática, Física, Química, Língua Portuguesa e Inglês. O exame da 2ª fase será constituído por 10 questões dissertativas de Matemática, 10 questões de Química, 10 questões de Física e por uma prova de Redação em Língua Portuguesa.
De acordo com o ITA, serão cobradas as seguintes obras literárias: “Os Ratos”, de Dyonelio Machado, “Antologia Poética”, de Carlos Drummond de Andrade; e “Contos novos”, de Mário de Andrade.
Ao todo, o ITA está ofertando 150 vagas, sendo 114 para Reserva e 36 para Ativa. Para estudar no Instituto, é pré-requisito ser brasileiro nato.
Acesse o edital para mais informações.
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia também Unesp libera resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição do Vestibular 2023; saiba mais.