A Universidade Estadual do Tocantins, conhecida simplesmente como Unitins, foi criada no ano de 1990 e possui a sua sede principal na cidade de Palmas, Tocantins.
A instituição oferece uma grande quantidade de cursos e de oportunidades diferentes para os seus alunos, atraindo estudantes de todas as partes do Brasil.
As inscrições para a próxima edição do vestibular da Unitins estão abertas, mas todos os candidatos deverão se inscrever até esta quarta-feira, dia 31 de maio de 2023.
Assim, para que você ainda consiga fazer a sua inscrição e participar do processo seletivo, o artigo de hoje separou um resumo com tudo que você precisa saber sobre o Vestibular 2023/2 da Unitins, incluindo datas, oferta de vagas e provas. Vamos conferir!
Vestibular Unitins 2023/2: inscrições se encerram hoje
As inscrições para o Vestibular 2023/2 da Unitins serão encerradas nesta quarta-feira, dia 31 de maio de 2023.
Todos os interessados deverão se inscrever até as 23h59 de forma online através do preenchimento um formulário eletrônico disponível no site da Unitins. Para participar, os candidatos deverão criar um cadastro na plataforma.
Os candidatos deverão pagar uma taxa de inscrição de R$ 120,00 até o dia 1º de junho (quinta-feira) para participar do vestibular. O pagamento deverá ser realizado via boleto bancário e não poderá ser feito via PIX.
A Unitins também ofereceu a isenção da taxa de inscrição para os candidatos que se encaixavam em um dos seguintes critérios:
- Membro de família de baixa renda nos termos do Decreto n. 6.135, de 26 de junho de 2007 e Comprovar estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
- Candidatas que comprovarem a doação de leite em programas de aleitamento materno no período de 2 (dois) anos anteriores à publicação do edital.
Os pedidos deveriam ser realizados entre os dias 18 e 20 de maio de 2023. A divulgação do resultado dos pedidos aconteceu no dia 23 de maio e os candidatos puderam enviar recurso até o dia 24 do mesmo mês.
Vestibular Unitins 2023/2: vagas disponíveis
Por meio do Vestibular 2023/2, a Unitins irá oferecer 240 vagas para cursos variados oferecidos pela instituição.
As vagas foram distribuídas conforme os cursos de graduação oferecidos nos campi de Palmas e Paraíso do Tocantins. Confira quais são os cursos:
- Direito – unidade de Palmas;
- Engenharia Agronômica – unidade de Palmas;
- Pedagogia – unidade de Palmas;
- Serviço social – unidade de Palmas;
- Sistemas de informação – unidade de Palmas;
- Direito – unidade de Paraíso do Tocantins.
Todos os candidatos aprovados irão ingressar no segundo semestre letivo de 2023.
Vestibular Unitins 2023/2: provas
O Vestibular 2023/2 da Unitins prevê a aplicação de uma prova presencial no dia 25 de junho de 2023, das 9h15 às 14h15. Os candidatos terão acesso aos locais de prova no dia 20 de junho de 2023.
O exame será composto por uma redação e 50 questões de múltipla escolha (objetivas) divididas em duas áreas:
- 30 questões de Conhecimentos específicos em Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática. Disciplinas: História, Geografia, Matemática, Física, Química e Biologia.
- 20 questões de Conhecimentos específicos em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Disciplinas: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol) e Redação.
Vestibular Unitins 2023/2: gabarito e resultado
O gabarito preliminar da prova será divulgado pela Unitins no dia 26 de junho de 2023 e recursos serão aceitos até o dia 27 do mesmo mês.
O resultado final do Vestibular 2023/2 da Unitins, por sua vez, será divulgado no dia 7 de julho de 2023.
Mais informações sobre as principais datas do processo seletivo podem ser encontradas no edital do Vestibular 2023/2 da Unitins.
Vestibular Unitins 2023/2: sistema de cotas
Conforme as informações divulgadas pelo edital, a Unitins irá usar o sistema de cotas (ações afirmativas) em seu processo seletivo, reservando vagas para os candidatos que fizerem parte de determinadas categorias.
Assim, 50% do total de vagas será destinado para candidatos egressos da rede pública de ensino. Dessas, uma parcela será destinada aos candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas. Além disso, também haverá reserva de vagas para candidatos com deficiência.