A Universidade do Estado do Mato Grosso (Unemat) divulgou nesta terça-feira, dia 20 de junho, o resultado do desempenho da prova objetiva do Vestibular 2023/2. Portanto, os candidatos já podem fazer a consulta individual da imagem do cartão de respostas da prova objetiva através do Portal do Candidato, no site da Unemat.
Os interessados poderão interpor recursos contra o resultado preliminar da prova objetiva – 1ª Fase até amanhã, dia 21 de junho. O procedimento de interposição de recurso deve ser feito de forma virtual. Portanto, o candidato deve acessar o site da Unemat e preencher formulário eletrônico específico. De acordo com a Unemat, o candidato deve apresentar argumentação lógica, consistente e objetiva. O resultado final dessa 1ª fase está previsto para 23 de junho.
A divulgação do desempenho preliminar na prova de Redação – 2ª Fase está previsto para o dia 7 de julho, com recebimento de recursos entre os dias 8 e 10 de julho.
De acordo com o cronograma, a publicação do resultado final do Vestibular 2023/2 está prevista para o dia 17 de julho, com a divulgação da lista de convocados para as matrículas em 1ª chamada. Os convocados deverão enviar os documentos para realizar o registro acadêmico nos dias 18, 19 e 20 de julho.
Vestibular 2023/2: Processo de seleção
Para a classificação dos inscritos nesse Vestibular, a Unemat realizou a aplicação das provas no dia 4 de junho (domingo), no período das 8h às 13h (horário local). Houve locais de prova em Alta Floresta, Alto Araguaia, Barra do Bugres, Cáceres, Colíder, Cuiabá, Diamantino, Juara, Nova Mutum, Nova Xavantina, Pontes e Lacerda, Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra.
A aplicação foi feita em um dia, em uma etapa única composta por duas fases. A 1ª fase contou com a aplicação de quatro provas objetivas sobre Ciências da Natureza e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Ciências Humanas e suas tecnologias, e Linguagens, Códigos e suas tecnologias.
Já a 2ª fase contou com uma prova de redação em Língua Portuguesa. Nessa avaliação a Unemat apresenta um tema da atualidade com uma proposta de escrita de um texto do tipo dissertativo-argumentativo.. O tema proposto foi “A Inteligência Artificial representa ou não uma ameaça para o futuro da humanidade?”.
De acordo com o programa das provas, as obras literárias cuja leitura a Unemat recomendou para o Vestibular 2023/2 foram as seguintes:
- “Arena conta Zumbi”, de Gianfrancesco Guarnieri e Augusto Boal.
- “Dona”, de Luciene Carvalho.
- “Estórias abensonhadas”, de Mia Couto.
- “Memórias de um sargento de milícias”, de Manuel Antonio de Almeida.
- “Memórias póstumas de Brás Cubas“, de Machado de Assis.
Oferta de vagas
A oferta total da Unemat é de 2.390 (duas mil trezentas e noventa) vagas para cursos de graduação de diversas áreas, com ingresso no 2º semestre letivo de 2023.
Conforme indicado no edital, as vagas são para cursos de licenciatura, bacharelado e tecnólogos ofertados em 11 (onze) municípios do Estado de Mato Grosso.
Há oportunidades para os seguintes cursos: Administração; Agronomia; Ciência da Computação; Ciências Biológicas; Ciências Contábeis; Ciências Econômicas; Direito; Educação Física; Enfermagem; Engenharia Civil; Engenharia de Alimentos; Engenharia de Produção Agroindustrial; Engenharia Elétrica; Engenharia Florestal; Geografia; História; Jornalismo; Letras; Matemática; Medicina; Pedagogia; Sistemas de Informação; Turismo e Zootecnia.
Do total das vagas, a Unemat reserva 60% para estudantes que cursaram todo o Ensino Médio em escola pública. O edital indica ainda que há também vagas exclusivas para candidatos negros, pardos e indígenas e para pessoas com deficiência (PcD). Os candidatos aprovados por meio do sistema de cotas deverão comprovar os critérios antes da matrícula para garantir as vagas.
Veja mais detalhes no edital do Vestibular 2023/2.