Você sabia que é possível vender moedas e cédulas raras pela internet? Os numismatas – como são chamados os colecionadores desses objetos – pagam quantias variadas pelas peças; acredite, algumas delas, aliás, podem atingir valores impressionantes que chegam na casa dos milhares de reais.
O que faz uma moeda ser valiosa
Existem vários fatores que precisam ser levados em conta antes de estabelecermos o preço exato de uma moeda. Em primeiro lugar, é preciso analisar a quantidade de unidades cunhadas. Moedas com tiragens mais baixas tendem a valer mais simplesmente porque são mais escassas.
Uma moeda pode ser produzida em menor número por diversas razões. Em alguns casos, mudanças políticas ou monetárias, por exemplo, poderão fazer um determinado lote ser interrompido. Há também os casos de erros de cunhagem, que são problemas que ocorrem durante a fabricação da moeda e poderão impactar determinados exemplares.
As moedas também poderão valer mais se apresentarem design exclusivos ou outras características únicas, como acontece com as moedas comemorativas. Essas são aquelas moedas cunhadas com a intenção de comemorar eventos específicos.
Avaliação de moedas
Avaliar uma moeda pode ser uma tarefa complexa para quem não tem maiores conhecimentos sobre o assunto. Existem, porém algumas, alternativas. Você pode fazer algumas pesquisas em catálogos de moedas online ou simplesmente consultar sites especializados em moedas, como o site da Sociedade Numismática Brasileira ou o Brasil Moedas.
Essas páginas contam com bastante material para quem tem interesse em se aprofundar mais no universo da numismática; não deixe também de procurar por e-books ou livros disponibilizados para download. Além disso, procurar moedas parecidas com a sua à venda e conferir quanto os demais vendedores estão cobrando é uma boa estratégia para chegar a um valor médio.
No entanto, a recomendação mais indicada é buscar ajuda profissional. Vários numismatas especialistas podem oferecer avaliações de moedas – até mesmo sem cobrar qualquer custo, aliás. Você pode pesquisar por algumas opções online e logo depois entrar em contato para maiores informações.
Venda moedas online
Depois de descobrir quanto vale a sua moeda, será a hora de colocar ela à venda. Há várias formas de fazer isso. Confira as principais abaixo:
Redes sociais
Você pode tentar usar as redes sociais para entrar em contato com colecionadores avulsos que estejam em busca de moedas raras. Também pode se juntar a comunidades, fóruns online ou grupos (como, por exemplo, no Facebook) que são focados em compra e venda de moedas, fazendo uma publicação mostrando as peças que você possui em seguida.
Plataformas de e-commerce
Existem também as plataformas de e-commerce como OLX, Shopee e Mercado Livre. Esses marketplaces são comumente usados para compra e venda de itens colecionáveis no geral, incluindo moedas. Para vender a sua moeda nesses sites basta criar uma conta na plataforma e fazer uma publicação.
Lojas virtuais
Existem várias lojas virtuais que vendem moedas. Você pode entrar em contato com elas para tirar algumas dúvidas e perguntar como fazer para vender sua moeda junto a elas. Confira abaixo algumas opções de lojas virtuais em atividade no Brasil: