Com a chegada da pandemia, as vendas on-line cresceram muito, segundo dados da pesquisa realizada pela ABComm.
Portanto, as empresas que ainda não vendem virtualmente, precisam estar atentas e preparadas para migrar para as vendas on-line também.
Muitos empreendedores não sabem como fazer a migração da loja física para a loja virtual, conhecida também como e-commerce.
Planejando seu e-commerce
Primeiramente, é necessário um estudo e planejamento do seu negócio, pois é um local totalmente novo para você que trabalha no físico e não tem loja virtual ainda. Então, alguns processos são bem diferentes.
Planeje suas formas de pagamentos e formas de entregas.
As vendas on-line destacam-se por conterem diferenciais entre uma loja e outra.
Plano de negócio virtual
O plano de negócio deve ser algo breve, porém objetivo. E deve ser lido e acompanhado por todos que fazem parte do processo do e-commerce.
Os elementos básicos do plano são descrição breve do projeto da empresa, os objetivos, e análise de mercado e concorrência.
Estratégia de divulgação, estudo dos preços, estratégia de vendas e logística, planejamento do pós venda e forma de orçamento e análise de vendas também são detalhes importantes.
Com a crise da pandemia, aconselha-se que que o plano seja revisto em um intervalo curto, para reavaliar quais objetivos foram alcançados.
Escolha da plataforma
Primeiramente, você deve avaliar o que você vai vender, para saber qual o tipo de estrutura que você precisa.
Deve ser considerado também o tamanho real da sua empresa e sua projeção de crescimento a curto e médio prazo.
Essa plataforma será um parceiro, portanto, escolha aquelas que possuam uma integração com ERP, sistemas de pagamentos, e um suporte logístico.
Levem em consideração todos esses fatos, para que sua loja possa crescer, atraia mais público e, principalmente, tenha uma boa divulgação.
Marketing da loja virtual
Aproveite todas as redes sociais disponíveis e que você saiba que seu público-alvo está.
De nada adianta fazer propaganda em locais que as pessoas não estejam interessadas em seu produto. Se tiver dificuldade com o marketing, contrate uma agência, ou um freelancer.
Entregas dos produtos – delivery
Muitos comércios começaram a reinventaras vendas on-line e começaram a planejar novas alternativas de entregas, principalmente para não perderem clientes e nem o lucro no final do mês.
Se a sua empresa trabalha com hora agendada, cumpra os prazos estabelecidos por vocês ao concluir essa venda.
Lembre-se: quanto mais formas de envios você disponibilizar, mais chances de finalizar as vendas terá.