Vendas B2B – Business to Business
Vendas B2B e as necessidades do mercado atual
As vendas B2B é o modelo de negócio que significa venda entre empresas, ou seja, Business to Business. Sendo assim, é uma vertente do empreendedorismo. Ao passo que também é uma necessidade do mercado atual, inclusive, por conta do crescimento do e-commerce de forma geral.
Segundo uma pesquisa do site Zendesk, o Brasil movimentou mais de 2,39 trilhões de reais em 2019 dentro do comércio eletrônico. Por isso, o e-commerce B2B é uma crescente no mundo dos negócios.
No entanto, para que possa atuar através desse tipo de comércio é importante que o empreendedor entenda que há pequenas diferenças entre vender para empresas, e vender para o consumidor final.
Uma vez que vender para empresas requer uma volumetria maior de estoque, bem como os produtos são mais específicos e até mesmo, parcelamentos maiores.
Equipe de vendas e treinamentos assertivos
No entanto, a venda B2B acaba sendo um desafio para conquistar prospects. Haja vista que é necessário que o profissional da equipe de vendas convença outros profissionais que entendem do assunto tanto quanto ele.
Por isso, é importante que o vendedor estejam totalmente inteirado sobre o assunto. Bem como, esteja atento às possíveis objeções, considerando a característica desse comprador profissional e suas reais necessidades.
No entanto, apesar dos desafios, a venda B2B também é uma oportunidade para as empresas, já que pode gerar vendas com valores altos e a possibilidade de fidelização é bem grande.
Haja vista que quando uma empresa possui um bom relacionamento com outra, dificilmente ela troca de fornecedor. Ao passo que gera uma receita recorrente. Ainda assim, desde que a empresa conheça o seu ramo de atuação e faça uma boa gestão de todos os fluxos.
As vendas B2B são uma forma inovadora de empreender. No entanto, é cabível que o empreendedor atue com estratégias para se manter atualizado.
Assim para não perder o seu cliente para outros concorrentes. Haja vista, que o espaço da internet é concorrido, independentemente se está vendendo para uma empresa ou para o cliente final.