A Escola de Especialistas da Aeronáutica divulgou o edital para o concurso EEAR 2023. Aliás, o qual dispõe de uma oportunidade incrível para quem tem vontade de entrar e seguir a carreira militar.
A publicação ocorreu no Diário Oficial da União e a admissão é voltada para o Curso de Formação de Oficiais, lecionado pelo próprio órgão público. Além disso, as inscrições também dizem respeito ao Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento da Aeronáutica.
Confira mais sobre o concurso EEAR 2023
Com ambos os cursos disponíveis, é preciso estar atento na hora de demonstrar interesse. Até mesmo para não se confundir e se candidatar erroneamente. Afinal, esse é um processo bem decisivo na vida de quem participa.
Aqui, esse foco do concurso EEAR 2023 é importante porque cada um possui suas especificidades, incluindo diferenças em âmbitos relevantes. Por exemplo, que incluem fatores como faixa salarial, pré-requisitos, período de inscrições, conteúdo programático, entre outros.
Vagas e cargos
Segundo o edital publicado, estão dispostas 242 vagas para o Curso de Formação de Oficiais, exigindo o nível médio de escolaridade. Enquanto, 168 vagas ficarão disponíveis para o Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento da Aeronáutica, o qual, por sua vez, requer nível técnico.
Aqui, as vagas são destinadas para concorrentes de ambos os sexos, masculino e feminino. Ainda, um percentual de 20% do quantitativo total ficará reservado para pessoas autodeclaradas negras, que incluem pretos e pardos.
Especialidades do concurso EEAR 2023
Sendo assim, para o concurso EEAR 2023 relativo ao curso de oficiais, seguem as seguintes especialidades: controle de tráfego aéreo, guarda e segurança, suprimento, equipamentos de voo, mecânico de aeronaves, material bélico, pintura e eletricidade.
Por sua vez, quanto ao curso de sargento, a saber as especialidades: topografia, radiologia, pavimentação, eletrônica, administração, enfermagem, eletricidade, obras, trombones, clarinetas e trompetes, informática, e laboratório.
Inscrições
Quanto ao período para realizar a inscrição, infelizmente, ambos já se encerraram, visto que o seu início foi em janeiro e fevereiro. O valor da taxa foi de 80 reais. Mas houve a possibilidade de solicitar a isenção para quem atendesse aos critérios solicitados, principalmente aqueles referentes à renda.
Assim, para o CFO, a duração foi do dia 23 de fevereiro até o dia 15 de março, na quarta-feira da semana passada. Já o EAGS, a inscrição permaneceu aberta entre os dias 10 de janeiro e 03 de fevereiro.
A previsão é que a prova do concurso EEAR 2023 seja aplicada nos dias 04 de junho e 16 de abril, respectivamente. Portanto, cuidado para não confundir as datas e acabar se prejudicando no resultado.
Remuneração
Para mais, o salário inicial constitui uma grande vantagem para quem se interessa por alguns dos cargos e costuma ser um fator de estímulo para que os candidatos insistam em serem aprovados.
Obviamente, não é nada exorbitante, mas é tido como um valor bem maior que o salário mínimo do país. Logo, o que já conta como um diferencial bem significativo para muitas pessoas.
Nesse contexto, então, para o Curso de Formação de Oficiais, a remuneração, após o tempo de formação, é de 3.825 reais líquidos. No caso do Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento da Aeronáutica, o valor fica em torno de 5.560 reais.
Durante a formação
É importante lembrar que a admissão do concurso EEAR 2023 não será imediata, bem como o salário referente ao cargo adquirido.
Com isso, o aluno receberá uma quantia menor durante esse momento de aprendizado e capacitação.
Via de regra, a remuneração do estudante varia de 1.200 a 1.400 reais, oscilando, geralmente, de acordo com o tempo de formação. Ou seja, quanto mais veterano, mais alta será a bolsa de estudo.
Pré-requisitos
Além dos níveis de escolaridade exigidos, como comentado anteriormente, é fundamental que o candidato seja brasileiro nato ou tenha a sua nacionalidade reconhecida formalmente pela Embaixada do Brasil.
Ainda, a idade mínima permitida para participação é de 17 anos, contando com a máxima de 25 anos, os quais devem estar vigentes até o final do ano em questão. Para mais, é preciso obter a classificação em todas as etapas do processo seletivo.
Estudo para a prova
Por fim, para aqueles que conseguiram realizar a inscrição, este é o momento de fazer os últimos preparativos para o dia da seleção.
A essa altura do campeonato, então, é importante estar revisando e prestando atenção aos conteúdos deficitários. Com isso, a aprovação no concurso EEAR 2023 pode se tornar uma realidade.