VEJA quem precisa passar por perícia do INSS para conseguir benefício
As perícias são necessárias para comprovação do direito a aposentadoria por invalidez, auxílio-acidente e auxílio-doença
Os médicos peritos estão voltando, gradualmente, o atendimento presencial nas agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Dessa forma, a partir de agora as perícias médicas poderão voltar.
As perícias são necessárias para comprovação do direito a aposentadoria por invalidez, auxílio-acidente e auxílio-doença. Além disso, as perícias servem para quem recebe aposentadoria e pensão e tem alguma doença grave e recebe isenção do Imposto de Renda.
Além disso, devem passar pela perícia, os aposentados por invalidez que dependem de cuidador e têm direito a um adicional de 25% no valor do benefício, e os aposentados por invalidez que precisam do ajuda permanente de um cuidador em atividades diárias.
Por outro lado, foram liberados de perícia, as pessoas com deficiência e de baixa renda que precisam do Benefício de Prestação Continuada (BPC) antecipado.
Quem precisa passar pela perícia médica do INSS?
- Os cidadãos que buscam receber aposentadoria por invalidez, auxílio-doença e auxílio-acidente e precisam passar por perícia para ter o benefício liberado;
- Quem for aposentado por invalidez que depende de cuidador e possui direito a um adicional de 25% no valor do benefício;
- Trabalhador que sofreu lesão, acidente ou doença. O empregador paga os primeiros 15 dias de afastamento e a partir disso o trabalhador precisa agendar perícia para passar a receber o auxílio do INSS. Algumas empresas agendam o atendimento para o funcionário;
- Caso o trabalhador necessite de concessão da aposentadoria por invalidez, deve requerer primeiramente o auxílio-doença.
Saiba como agendar sua perícia no ‘Meu INSS’
O agendamento pode ser feito através do telefone 135 ou Meu INSS, disponível para ser acessado pelo computador ou pelo aplicativo para celular nas versões Android e IOS.
O horário de atendimento nas agências foi reduzido, das 7h às 13h. Ainda, o INSS informa que durante esta fase de reabertura, serão priorizados os atendimentos de:
- Avaliação social;
- Cumprimento de exigência;
- Justificação administrativa; e
- Reabilitação profissional.
Após acessar o site ou aplicativo do Meu INSS, é preciso fazer um cadastro e obter uma senha. Antes de agendar é necessário solicitar o benefício.
Confira abaixo o passo a passo:
- Acesse a página do Meu INSS (internet ou App);
- Após o login vá até a opção “Agende sua Perícia” no menu esquerdo;
- Clique em “Agendar Novo”;
- Acompanhe o pedido em “Resultado de requerimento/Benefício por incapacidade”;
- Compareça na data marcada para a Perícia.
Os trabalhadores CLT devem apresentar os seguintes documentos: documento oficial com foto; carteira de trabalho ou outro documento que comprove o pagamento do INSS; declaração do empregador informando o último dia trabalhado.
Trabalhadores rurais, lavradores e pescadores devem apresentar documentos que comprovem a atividade. Se o motivo da solicitação for acidente de trabalho deve-se levar o CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho).
Veja também: INSS libera PAGAMENTO de até R$62.700 em atrasados para 74 mil beneficiários